sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Retirada do Afeganistão será coordenada com os aliados", diz Hollande

O presidente da França, François Hollande, que nesta sexta-feira faz uma visita surpresa ao Afeganistão, afirmou que a retirada das tropas francesas do país, antes do fim de 2012, acontecerá de maneira "ordenada e coordenada com os aliados".




Hollande fez essas declarações perante o contingente francês na base de Nijrab, província de Kapisa, ao nordeste de Cabul, aonde viajou em um helicóptero militar, informou a emissora "France Info".
Foto: ReutersFrançois Hollande visita base militar francesa no Afeganistão
"Também é preciso explicar às tropas que em breve sua missão estará terminada, e que, em ordem e com grande orgulho, vamos nos retirar e passar aos afegãos a gestão de seu território e a defesa de sua soberania", disse o líder francês.
A retirada das tropas francesas será feita "com bom entendimento com nossos aliados", assegurou Hollande, antes de dizer, no entanto, que "é uma decisão soberana" e que "só a França pode comprometer a França", informou a emissora. Segundo o presidente, "a ameaça terrorista que ameaçava nosso território e os de nossos aliados não desapareceu totalmente", mas já está "em parte terminada".
Também em Nijrab, onde estão destacados dois terços dos 3.500 soldados franceses no país, Hollande prestou homenagem aos 83 militares franceses mortos no Afeganistão antes de retornar a Cabul, onde deveria reunir-se com o presidente afegão, Hamid Karzai, explicou a "France Info".
Por questões de segurança, essa nova viagem de seis horas de duração foi mantida totalmente em segredo.

0 comentários:

Postar um comentário