quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais de 20 mil pessoas afetadas pela seca

A Coordenadoria Municipal de Defesa Social se reuniu ontem com Defesa Civil Estadual, que deu início, nesta terça feira, 8, a uma série de visitas técnicas aos municípios acometidos pela estiagem no interior do Rio Grande do Norte. Apenas em Mossoró, são cerca de 21.944 pessoas afetadas pela estiagem.








O grupo visitou as comunidades de Nova Esperança, Barrinha, Riacho Grande, Riachinho, Rancho da Caça e comunidades próximas.
Na ocasião, o secretário de Defesa Social, Manoel Bizerra, e o gerente de Agricultura, Rondinelli Carlos, apresentaram a situação das comunidades rurais de Mossoró. "São 725 mil reais a título de recursos hídricos mensais em prejuízos. A Emater apontou que já são mais de R$ 6 milhões em prejuízos nessa estiagem", afirmou o gerente de agricultura.
Rondinelli Carlos lembrou que, em 13 de abril deste ano, a governadora, Rosalba Ciarlini, assinou o decreto 22.637/2012, assumindo a situação de emergência em 139 municípios do Estado. "Só em Mossoró, são mais de 130 comunidades rurais, com mais de 90% da safra perdida. Há uma preocupação, pois são cerca de 20 mil pessoas nessas comunidades rurais, que somam 90% da área territorial do município", destacou.
Rondinelli frisou ainda que tem havido uma interação entre as secretarias e gerências municipais neste sentido. "Precisamos desta interação para que as ações necessárias cheguem com objetividade a quem precisa. Os pontos são: água para o consumo humano e animal, devido à rapidez na diminuição dos reservatórios, alimentação humana e animal, atendimento médico com maior periodicidade e visitação de assistentes sociais", acrescentou o gerente de Agricultura.
O secretário da Defesa Social, Manoel Bizerra, destacou que tem havido reuniões diárias com os técnicos da coordenadoria da Defesa Civil, e que já foi elaborado um Plano de Contingência. O documento será entregue ao Conselho Municipal de Defesa Civil, quando a reunião for convocada pela Prefeita Fafá Rosado, enquanto coordenadora do Conselho. 
O coordenador da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Acioli, explicou que o objetivo é visitar as principais áreas acometidas pela estiagem. Ele afirmou também que a visita a Mossoró ocorreu porque a cidade foi reconhecida nacionalmente. "Viemos ver a situação, realizar um levantamento de dados e imagens, pois vamos precisar deste processo na Comissão Estadual, para saber quantos estão sendo afetados e qual o prejuízo", afirmou.
Segundo o tenente coronel, a data de reconhecimento do desastre é a partir da publicação de um decreto pela Prefeitura Municipal. "A prefeita tem que decretar e publicar no diário oficial", explicou.
Rondinelli Carlos explicou que, devido à deficiência hídrica nas localidades rurais, a zona rural foi dividida em pólos e foram conseguidas declarações do Sindicato da Lavoura e da Emater.
O Major Faria, do Grupo de Apoio a Vítimas de Desastres, do Ministério da Integração explicou que Mossoró foi a primeira cidade visitada no RN. "Viemos ver os prejuízos estimados, o que está sendo feito e como os recursos estão sendo investidos", concluiu.


Fonte: Gazeta do Oeste

0 comentários:

Postar um comentário