quarta-feira, 16 de maio de 2012

Criança de dois meses sofre com falta de UTI pediátrica


Na segunda-feira, 14, Sophia, de apenas 2 meses, chegou ao Hospital Regional Tarcísio Maia com quadro de uma patologia de intuscepção intestinal. A criança com pouco mais de dois quilos, já que nasceu prematura foi atendida, diagnosticada, medicada e operada no local, mas o quadro evoluiu e chegou à necessidade de uma UTI pediátrica, o que não existe em Mossoró.



No final da tarde de ontem, ela foi transferida para a UTI Neo Natal da Casa de Saúde Dix-sept Rosado.
O caso de Sophia é apenas um dos muitos que evidenciam a necessidade de instalação de leitos pediátricos na região na rede pública de saúde. No Rio Grande há apenas leitos de UTI pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal.
Durante toda a manhã de ontem, o diretor-técnico do Tarcísio Maia, o médico Diego Dantas tentou a transferência de Sophia para uma UTI pediátrica no Hospital Walfredo Gurgel, sem sucesso. “A criança foi operada com urgência, com um quadro sindrômico de obstrução intestinal, a operação foi bem-sucedida e bem assistida pela equipe do Tarcísio Maia, mas devido à gravidade da situação, precisa de uma UTI pediátrica”, explicou o médico.
Segundo ele, não havia a possibilidade de transferência para a UTI neonatal, pois a criança não era mais uma recém-nascida. “Estamos tentando localizar uma vaga no Walfredo Gurgel, mas precisa que alguém saia de um dos leitos de lá”, continuou.
O médico lembrou ainda que a paciente não poderia ser transferida para uma UTI Neonatal, pelo fato de já ter mais de 28 dias, o permitido pelo protocolo nacional. “Nós temos que elogiar a atitude dos diretores da Casa de Saúde, mas autorizamos a transferência porque entendemos que ela será bem assistida, mas está fora dos padrões do protocolo, que diz que uma criança acida de 28 dias não pode está na UTI neo. Mas vamos torcer para que dê certo”, disse Diego Dantas.
Até o fechamento desta edição, a reportagem do jornal GAZETA DO OESTE não conseguiu entrar em contato com a diretoria da Casa de Saúde Dix-sept Rosado.



0 comentários:

Postar um comentário