segunda-feira, 21 de maio de 2012

A Família Buscapé


A Família Buscapé era uma série de TV no formato de uma sitcom que narrava uma família de caipiras norte-americanos que saem da roça para viveram na luxuosa Beverly Hills.







A Família Buscapé - The Beverly Hillbillies



 A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede CBS, entre26 de setembro de 1962 a 7 de setembro de 1971, num total de 274 episódios, dos quais 106 foram produzidos em preto e branco, entre as temporadas de 1962 a 1965 e o restante 168 a cores. No Brasil foi exibido mais ou menos pela essa mesma época com o título de A Família Buscapé, também com grande sucesso.


A história começa quando um modesto e simplório fazendeiro chamado Jed, patriarca dos Clampetts, nos cafundós dos Estados Unidos fica milionário da noite para o dia, quando um estranho óleo que jorra em sua terras é detectado pelos técnicos de uma companhia como sendo petróleo e pela sua exploração eles recebem a pequena fortuna de 25 bilhões de dólares.


Toda essa dinheirama não preocupa Jed nem a sua família, mas para dar uma melhor educação a sua filha que já estava se tornando uma mulher madura. Então com a posse do dinheiro, Jed, a sua filha Elly, a sua sogra a “vovó” e um sobrinho seu, fazem as malas, colocam no velho calhambeque e vem para a luxuosa Beverly Hills na Califórnia, onde uma belíssima mansão os aguarda. Os episódios a seguir mostram as hilariantes e divertidas situações em que os simplórios caipiras, agora milionários, encaram e resolvem todos os seus problemas atuais, geralmente da forma mais inusitada, ou seja, à moda da roça.


Eles também passam a ser sediado por um banqueiro ganancioso, que faz de tudo para que a família dos caipiras fique debaixo de sua asa. A maioria dos capítulos envolve a família tentando se ajustar ao modo da cidade, mas no fim acaba vencendo a velha sabedoria de Jed Clampet. Outros episódios narram a vida da filha na escola e perante a sociedade e em muitas cenas mostra a vovó praticando a velha medicina do mato para curar as pessoas de males, que os médicos não conseguem sanar.


Tanto a abertura dos crédito como o de encerramento do espetáculo é embalada pela música tema que foi escrita pelo produtor Paul Henning e cantada por Jerry Scoggins, que conta em poucas palavras como Jed Clampett, ao atirar num coelho acaba acertando o chão e descobrindo petróleo e assim sua família vai morar na rica Beverly Hills. Evidentemente que a letra não retrata exatamente o que aconteceu, pois nos primeiros episódios mostra que Jed sempre soube da existência do petróleo em sua terras, só não sabia o valor delas.


Devido a boas avaliações desta série, a CBS requisitou ao produtor Paul Henning a escrever mais duas comédias rurais, o que acabou gerando um mini-gênero de costumes rurais nos anos sessenta. As outras duas séries de mesmo gênero eram "Pettiacot Junction" e "Green Acres" e curiosamente todos os três de uma certa maneira se interligavam, tinham no fundo uma mesma origem, fazendo com que ocorressem participações de personagens entre as séries.


Bea Benaderet por exemplo havia interpretada a mãe de um dos personagens na primeira temporada de "The Beverly Hillbillies" e também retrata a mãe das três moças em "Petticoat Junction". Edgar Buchanan que trabalhou em 222 episódios de "Petticoat Junction" apareceu como convidado em 17 episódios de "Green Acres" e também em 3 episódios de "The Beverly Hillbillies", sempre interpretando o personagem Joe Carson. Inclusive o cachorro Higgins também apareceu em diversos capítulos dessas três séries.


Em 1981, a CBS lançou "Return of the Beverly Hillbillies", com diversas substituições, pois nessa época Irene Ryan, a personagem que fazia a vovó já havia morrido e seu personagem passou a ser interpretada por Imogene Coca. Outro problema foi com Max Baer que se recusou a participar desse segunda série, pois o personagem já estava começando a atrapara sua carreira, assim o personagem Jethro Bodino foi interpretado por Ray Yong.


Como se tudo isso ainda não bastasse, a própria história foi mudada dando um novo rumo, o que não agradou os espectadores que esperavam uma continuidade mais coerente com a série original e acabou sendo cancelada. Em 1993, o filme longa-metragem para o cinema "The Beverly Hillbillies" desenvolveu um enredo partindo da premissa original, retratando a chegada dos Clampetts a Beverly Hills.

Elenco

Buddy Ebsen como Jed Clampett

Irene Ryan como Vovó Daisy Moses

Donna Douglas como Elly May Clampett

Max Baer Jr como Jethro Bodine

Raymond Bailey como Milburn Drysdale

Nancy Kulp como Jane Hathaway
Harriet E. MacGibbon como Sra Margaret Dysdale
Bea Benaderet como Pearl Bodine
Elvia Allman como Elverna Bradshaw
John Alvin como Harry Barth
Diana Bartlett como Joy Devine

Fonte: TV Sinopse


Vídeo restirado do Youtube

0 comentários:

Postar um comentário