terça-feira, 15 de maio de 2012

Grupo radical reivindica atentado que matou 55 na Síria

O grupo radical islâmico al Nusra reivindicou o atentado realizado na periferia de Damasco na quinta-feira que causou, segundo as autoridades sírias, pelo menos 55 mortos e 372 feridos.

Foto: AFPSírios carregam corpo carbonizado em local de duas explosões em Damasco















No comunicado número quatro do grupo, divulgado na noite de sexta-feira em um vídeo no YouTube, o grupo afirmou que "os soldados da al Nusra lançaram uma operação militar em Damasco contra o regime".
Este grupo jihadista surgiu em 2011 para lutar contra o regime sírio de Bashar al Assad e era desconhecido até fevereiro, quando reivindicou a autoria dos atentados cometidos no início do ano em Aleppo e Damasco, nos quais morreram pelo menos 35 pessoas.
"Nós prometemos que contestaríamos os bombardeios com explosões e advertimos ao regime que iríamos responder contra os assassinos de famílias, crianças, mulheres e idosos em várias províncias sírias", acrescenta o comunicado.
O grupo pede às autoridades sírias que "parem com seus massacres contra os sunitas" e pede a esta comunidade que evite se aproximar das sedes governamentais.
O duplo atentado cometido na região de Qazaz, na periferia de Damasco, foi realizado com dois carros-bomba, que explodiram nas proximidades de um edifício do denominado corpo da Inteligência Palestina e da sede dos serviços da aviação síria.
O regime sírio acusou grupos terroristas, apoiados por forças externas da responsabilidade pelo atentado, o mais sangrento desde o início da revolta contra Assad em março de 2011.
Por sua parte, o Conselho Nacional Sírio (CNS), principal agrupamento opositor no exílio, negou qualquer envolvimento nas explosões e considerou que beneficiam às autoridades, enquanto um porta-voz do rebelde Exército Livre Sírio (ELS) acusou o regime de estar por trás do ataque.

0 comentários:

Postar um comentário