quinta-feira, 10 de maio de 2012

Usando tapetes para valorizar os ambientes da casa

Os tapetes são peças importantes na decoração de ambientes. Além de seu papel estético, já que as peças são utilizadas para embelezar salas, quartos, cozinhas e banheiros, o artigo é funcional e contribui muito para destacar e aquecer os espaços da casa.




As utilidades de um tapete
Além de bonito, o tapete é um acessório de decoração prático e funcional que pode ser colocado em diversos cômodos da sua casa. Entre as utilidades de um tapete, a designer de interiores Isabella Torquato Melendres destaca que a peça serve para delimitar espaços, contribuir para a diminuição de ruídos e trazer uma sensação de aconchego e calor aos ambientes.
Fonte: Thinkstock
No caso da delimitação de espaços, é possível dar destaque a um ambiente de estar que seja integrado com a área de jantar, por exemplo, apenas com a colocação de um tapete. Nos quartos, é possível distinguir a área comum da mesa de trabalho dos adultos – ou bancada de estudos, para as crianças – simplesmente ao colocar um tapete sob a mesa.
Em salas com home theater, o tapete é um dos acessórios mais utilizados para melhorar a qualidade do som, sem contar o conforto que a peça traz para o ambiente. Para pisos sensíveis, além de eliminar os ruídos (o que é especialmente importante em apartamentos), os tapetes ainda podem cobrir imperfeições e proteger o chão de riscos e manchas.
Como escolher
Com a imensa variedade de opções no mercado, o desafio de eleger um único modelo para levar para casa e renovar o ambiente se torna um pouco mais difícil. No entanto, basta observar alguns fatores que vão influenciar na escolha do tapete e você verá que é mais fácil do que parece.
A designer de interiores Isabella Torquato Melendres deixa uma dica: “É interessante comprar o tapete quando a maioria dos móveis já foi adquirida, a não ser que você possua uma relíquia de família, como um tapete persa – esse seria um caso à parte”.
Fonte: Thinkstock
Então, a partir dos móveis presentes no cômodo que você deseja decorar com um tapete, Isabella explica que é preciso começar a considerar fatores como “tamanho, formato, estilo, cor, padronagem, material, manutenção e, é claro, o valor”.
O primeiro passo é obter as medidas do espaço que você possui e definir o formato que melhor se adéqua ao ambiente. A dica aqui é buscar um tapete diretamente proporcional ao espaço que você dispõe, “pois um tapete muito pequeno ou muito grande pode desvalorizar toda a sua decoração”, explica Isabella. O objetivo é que o acessório complemente e valorize as outras peças que já existem no cômodo, deixando o visual geral mais atraente.
Cores e padronagens
Segundo a designer de interiores, as cores do tapete podem ser usadas para reafirmar a paleta de cores do local e ainda podem servir como um elemento de contraste no ambiente – essa segunda opção acaba chamando mais atenção para o tapete.
Fonte: Thinkstock
Entre as funcionalidades, as cores também contribuem para que o artigo de decoração construa efeitos interessantes nos mais diferentes espaços. Isabella Torquato Melendres comenta que “os tapetes com cores claras ampliam o ambiente, mas exigem mais manutenção. Já os tapetes com cores escuras não revelam tanta sujeira e trazem mais aconchego, mas também podem ‘fechar’ o espaço”.
Para quem deseja escapar dos tradicionais tapetes lisos, Isabella recomenda as texturas como uma excelente alternativa: “um desenho em relevo quebra a monotonia de um tapete de cor neutra”. Já para quem deseja investir nas cores, existem muitas opções de padronagens geométricas e florais.
Fonte: Thinkstock
A designer de interiores comenta que os tapetes listrados são bastante procurados, pois as listras verticais dão a sensação de um ambiente mais largo e amplo. Já os acessórios com motivos florais são responsáveis por dar um toque feminino aos espaços da casa.
Os tapetes e seus materiais
A designer de interiores começa explicando que a escolha do material do tapete está diretamente ligada ao espaço em que ele vai ser utilizado. Entre os mais requisitados, a especialista elege os tapetes com fios sintéticos, sendo o nylon o mais comum deles. Segundo Isabella, esses tapetes são “mais versáteis e bastante usados em diversos ambientes, inclusive quartos, pois têm melhor manutenção e um bom custo-benefício”.
Fonte: Thinkstock
Entre os materiais nobres, a designer de interiores cita o couro e a seda, mas alerta que esse tipo de tapete pede que a manutenção seja executada por empresas especializadas, embora constituam boas opções para decorar áreas sociais. “Fibras naturais, como o sisal, também são bastante utilizadas em áreas sociais, mas exigem certos cuidados, pois mancham com facilidade”, completa Isabella.
. . . . .
Depois de conferir todas essas dicas de decoração de interiores, basta aplicá-las nas salas, quartos, cozinhas e banheiros da sua casa – ou até mesmo no seu escritório – e desfrutar de espaços mais confortáveis e aconchegantes.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário