quinta-feira, 1 de março de 2012

Luís José Costa - Leandro

Luís José Costamais conhecido como Leandro, foi um cantor e compositor brasileiro, que formou com seu irmão Leonardo a dupla sertaneja Leandro & Leonardo.




Carreira

A dupla emplacou sucessos como "Eu Juro", "Um Sonhador", "Não Aprendi a Dizer Adeus" e muitos outros. Leandro fez parte dos apresentadores do programa "Amigos (Show)" daRede Globo, juntamente com Zezé di Camargo & LucianoChitãozinho & Xororó, e seu irmão, Leonardo.
Quando crianças, Leandro e seu irmão, Leonardo, plantavam tomates na lavoura de sua família. Leandro foi o primeiro a pensar em ser cantor. Quando foi ficando mais velho, entrou na banda Os Dominantes, que tocava músicas dos Beatles e outras. Depois, ele e seu irmão criaram a dupla Leandro e Leonardo. Eles foram para São Paulo, gravaram um disco e venderam 500 cópias, mas não tiveram sucesso inicialmente.
Em 1989, eles gravaram o quarto de seus 17 discos, todos intitulados Leandro & Leonardo, que foi o primeiro a ter vendas superiores a um milhão de cópias.

Vida pessoal

Leandro se casou com Célia Gonçalves e teve um filho chamado Thiago, que hoje é cantor e faz parte da dupla Pedro e Thiago. Mais tarde, casou-se com a ex-modelo Andréa Mota e em 1995 tiveram uma filha, que recebeu o nome de Lyandra. Em 1998, Leandro teve outro filho, também com Andrea Mota que recebeu o nome artístico do pai: Leandro Ferreira Borges, um outro fato interessante ocorreu no ano de 2009 com o aparecimento de um filho do cantor, filho esse de uma pessoa simples que trabalhara na casa dos pais do cantor em meados de 90/91, o garoto se parece muito com o pai e leva tambem o nome de Leandro.

O câncer

O diagnóstico foi divulgado no dia 27, durante entrevista coletiva no hotel Sheraton Mofarrej, em São Paulo. Em seguida, Leandro embarcou para os EUA, onde passou por uma série de exames, no hospital da Universidade de John Hopkins, em Baltimore, onde foi detectado que seu tumor era maligno e se desenvolveu em seu tórax.
O cantor goiano sofria de um tipo de câncer raríssimo, conhecido por tumor de Askin, localizado junto ao seu pulmão direito.
Leandro foi internado às pressas no final da tarde do dia 15, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Luiz, após sofrer uma parada cardiorrespiratória por volta das 18h em seu apartamento no Itaim Bibi (zona sudoeste de São Paulo) e foi levado imediatamente ao hospital.
Antes, o cantor havia sido internado no dia 22 de abril, depois de sentir dores no peito e nas costas. Na ocasião, o cirurgião torácico do hospital São Luiz, Alli Esgaib, disse que as dores não estavam relacionadas ao tumor.
Na quinta-feira, dia 18, Leandro passou por duas cirurgias, além de reiniciar a terceira etapa do tratamento quimioterápico.
Leandro foi submetido à colocação de uma prótese, chamada "stent'", no interior da veia cava superior (que leva o sangue venoso da cabeça ao coração), que estava sendo comprimida pelo tumor. Ainda na quinta, ele passou por uma "embolização", para obstruir algumas artérias que alimentam o tumor no sangue.
Fontes do Hospital São Luiz revelaram que não houve metástase, ou seja, o tumor não se espalhou por outros órgãos do cantor Leandro. A informação é de que os problemas foram causados pelo crescimento do tumor de Askin que, situava na região de tórax.
Na verdade, os médicos perceberam já no domingo que haviam perdido a luta para prolongar a vida do sertanejo. Isso porque o tumor ficou fora de controle, comprometendo o coração e os pulmões de forma irremediável e extremamente rápida, afetando brônquios, veias e também as artérias do coração.
Leandro morreu à 0h10 de 23 de junho, em São Paulo, com falência múltipla dos órgãos, segundo médicos do hospital São Luiz.
Nos seus últimos momentos, Leandro respirava com extrema dificuldade, apesar da ajuda dos aparelhos.
Ele fumava um maço de cigarros diariamente.[1] Sua mãe mantém uma instituição que ajuda pessoas que sofrem de câncer. Leonardo, ex-companheiro de dupla, está hoje em carreira solo. A Rede Globo exibiu um programa especial sobre a vida de Leandro.
Milhares de pessoas participaram da homenagem, principalmente o show Amigos com LeonardoChitãozinho & Xororó e Zezé Di Camargo & Luciano, em 1998.

Filme

Em abril de 2011Leonardo contou à uma emissora de TV que estariam produzindo um longa da dupla "Leandro e Leonardo", intitulado "Não Aprendi Dizer Adeus". O cantor disse que a produção irá se iniciar em julho de 2011, escolhendo os atores para seus personagens, e consequentimente, iniciando as filmagens. O filme ainda não possui data para estréia.

Discografia
  • 1983 - Leandro & Leonardo - Vol. 0 - (Independente) * 500 cópias
  • 1986 - Leandro & Leonardo - (M3)38.000 cópias
  • 1987 - Leandro & Leonardo - (M3) - 100.000 cópias
  • 1989 - Leandro & Leonardo - (Chantecler) - 1.800.000 cópias
  • 1990 - Leandro & Leonardo - (Chantecler) - 3.145.814 cópias
  • 1991 - Leandro & Leonardo - (Chantecler) - 2.500.000 cópias
  • 1992 - Leandro & Leonardo - (Chantecler) - 1.950.000 cópias
  • 1993 - Leandro & Leonardo - (Chantecler / Warner Music) - 1.500.000 cópias
  • 1994 - Leandro & Leonardo - (Chantecler / Warner Music) - 1.400.000 cópias
  • 1995 - Leandro & Leonardo - (Chantecler / Warner Music) - 1.250.000 cópias
  • 1996 - Leandro & Leonardo - (Chantecler / Warner Music) - 1.850.000 cópias
  • 1997 - Leandro & Leonardo - (Chantecler / Warner Music) - 650.000 cópias
  • 1998 - Leandro & Leonardo - (BMG Brasil) - 2.732.735 cópias
Nota: todos os discos foram lançados pelo selo Continental, exceto "Um Sonhador", único trabalho da dupla pela antiga BMG.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário