sábado, 31 de março de 2012

Renda-se às delícias da feijoada

Confira a história, receita e versões light desse prato brasileiro.









Fonte: Thinkstock
Não é à toa que os estrangeiros que vêm visitar o Brasil não saem daqui sem provar uma boa feijoada, acompanhada de caipirinha em uma roda de samba. Mais do que um prato tradicional na dieta e nutrição do brasileiro, ele é uma forma de espalhar a cultura tupiniquim pelo mundo.
Apesar de esse não ser um fato certo, a versão mais provável da história da feijoada conta que ela tenha surgido dentro das senzalas. Os escravos desenvolveram a receita para aproveitar as partes menos nobres do corpo que eram rejeitadas pelos senhores de engenho. O cozido, naquela época, era composto por feijão, água, sal e pimentas.
Com o passar dos anos, a receita ganhou o gosto popular no país e a forma de prepará-la foi sendo aprimorada. Hoje, cada chefe de diferentes regiões do Brasil tem seus segredos para cozinhar uma feijoada especial, transformando o processo em um verdadeiro ritual, que pode começar dias antes de a refeição ir para a mesa.

A típica feijoada

Fonte: Thinkstock
A feijoada tradicional pode ser encontrada no sul do país principalmente às quartas e sábados, dias em que a maioria dos restaurantes oferecem o prato em seu cardápio.
Como acompanhamentos, os mais comuns são a couve refogada e a laranja (que ajudam a suavizar a acidez da refeição), além de farofa e bisteca. Para beber, não pode faltar a também brasileiríssimacaipirinha.

Não saia da dieta em dia de feijoada

Quem segue uma dieta saudável e balanceada pode apostar em alguns truques para saborear a feijoada sem se sentir culpada. O segredo está em fazer escolhas certas, que não prejudiquem a silhueta.
Na hora de se servir, escolha apenas um tipo de carne, que é a parte mais gordurosa da refeição. Em seguida, pegue um pouco de arroz e feijão. Entretanto, a maior área do prato deve ser reservada aos alimentos menos calóricos, como a couve e a laranja. Fuja do bacon, da costelinha e da bisteca de porco, assim como das farofas, que também são ricas em calorias.
Fonte: Thinkstock
Saboreie a refeição com calma, mastigando bem, para que ao terminá-la, o cérebro já tenha enviado ao corpo a mensagem de saciedade. Para beber, abra mão da caipirinha e prefira a limonada.
Se a feijoada for programada com antecedência, planeje sua semana para poupar calorias nos dias que vão anteceder a farra gastronômica. Aproveite ainda para intensificar a prática de exercícios físicos. Assim, você poderá ingerir uma quantidade maior de alimentos sem ultrapassar o seu peso habitual.
Porém, se o programa aparecer de última hora, deixe para compensar a extravagância nos dias após a refeição, malhando mais e ingerindo menos calorias.

A versão light da feijoada

Fonte: Thinkstock
Quem quer cortar ainda mais calorias da feijoada pode optar por um modo de preparo diferenciado. Apesar de ser mais trabalhosa, ela garante uma refeição mais saudável e com menos gorduras.
O primeiro passo é trocar alguns ingredientes, preferindo versões mais light. O paio pode ser substituído pela linguiça de pernil, a calabresa por peru defumado, o bacon por frango defumado e a costela suína por lombo salgado. Em seguida, corte alguns itens da receita, como orelha, costelinha e rabo de porco.
A farofa convencional pode ser substituída por outra em que a cenoura é o ingrediente principal. Ela vem acompanhada por cebola, salsinha, azeite, bacon de soja e farinha de aveia. Na hora de refogar a couve, use apenas alho e alguns fios de azeite de oliva extra-virgem ao fim do cozimento.
As carnes serão a parte que vão precisar de um tempo maior para o preparo. Isso porque além do tempo para ficarem cozidas, será preciso gastar alguns minutos retirando toda a gordura aparente presente nelas, para evitar o excesso.

Aprenda a preparar sua feijoada

Independente da versão de feijoada que você vai preparar, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para conseguir uma refeição saborosa.
Para dessalgar as carnes, coloque gelo na água, para que os cubos protejam o alimento, deixando-o mais hidratado. Em seguida, cozinhe cada uma delas em panelas separadas, para evitar que alguma fique mais assada que outra. Não adicione sal nessa etapa, deixando esse ingrediente apenas para o final. E, na hora do tempero, lembre-se de que para cada porção de alho devem ser usadas duas de cebola.
Confira o vídeo e a receita abaixo e se renda às delicias desse prato brasileiro:




Feijoada

Ingredientes:

1 kg de feijão preto
100 g de carne seca
70 g de orelha de porco
70 g de rabo de porco
70 g de pé de porco
100 g de costelinha de porco
50 g de lombo de porco
100 g de paio
150 g de linguiça portuguesa

Tempero:

2 cebolas grandes picadinhas
1 maço de cebolinha verde picadinha
3 folhas de louro
6 dentes de alho
Pimenta do reino a gosto
1 ou 2 laranjas
40 ml de pinga
Sal (se precisar)

Modo de preparo

Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais e vá trocando a água várias vezes. Se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias. Em seguida, cozinhe conforme o passo a passo: primeiro as carnes duras e depois as carnes moles. Quando estiver pronto, adicione o feijão e retire as carnes. Finalmente, tempere a mistura.

Acompanhamentos

Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, quibebe de abóbora, baião de dois, bacon, torresmo, linguicinha e caldinho temperado (em copinhos).
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário