sábado, 31 de março de 2012

Cruzeiro fica à deriva nas Filipinas após incêndio nos motores

Segundo empresa, todos os 590 passageiros passam bem, mas cinco dos 411 tripulantes se feriram e um deles precisa ser internado.



Um incêndio nos motores deixou um cruzeiro à deriva em águas ao sul das Filipinas, informaram autoridades neste sábado. Todos os 590 passageiros do navio Azamara Quest passam bem, segundo o capitão, mas cinco dos 411 tripulantes ficaram feridos antes de o fogo ser apagado – e um deles precisa de atendimento médico.
Um rebocador, um navio da Marinha filipina e barcos da Guarda Costeira foram chamados para auxiliar no resgate. O cruzeiro está à deriva no Mar de Sulu, cerca de 130 km ao sul de Tubbataha Reef, nas Filipinas.

Foto: AP
Foto de arquivo mostra o cruzeiro Axamara Quest navegando pelo Canal de Suez, no Egito (30/04/2010)
O Azamara Quest, operado pela Azamara Club Cruises (parte da empresa Royal Caribbean Cruises), deixou Hong Kong na segunda-feira para um tour de 17 dias pelo sudoeste da Ásia. O navio fez uma parada em Manila, nas Filipinas, e na quinta-feira voltou ao mar em direção à Sandakan, na Malásia.
Eram esperadas várias paradas na Indonésia até que o navio chegasse à Cingapura no dia 12 de abril. Mas na noite de sexta-feira o incêndio atingiu os motores e o cruzeiro ficou à deriva.
De acordo com a Azamara Club Cruises, o fogo foi rapidamente controlado, mas cinco tripulantes passaram mal por inalar fumaça. Um deles está gravemente ferido por “exposição prolongada ao calor e à fumaça” e, embora não tenha queimaduras, precisa de atendimento hospitalar.
O capitão do navio, Leif Karlsson, está em contato coma Guarda Costeira e a empresa por email.
De acordo com a Azamara Club, engenheiros conseguiram restabelecer a energia em um dos motores para fazer funcionar o ar-condicionado e a água corrente, além de permitir a preparação de comida.
Não há informações sobre as nacionalidades dos passageiros e tripulantes, mas a imprensa do Reino Unido disse que há britânicos e americanos no navio. A empresa prometeu investigar o acidente e disse que o resto da viagem será suspensa.
Este é o mais recente incidente com cruzeiros registrados desde janeiro, quando o navio Costa Concordia naufragou na Itália, deixando 32 mortos. Cerca de um mês depois, o cruzeiro Costa Allegra ficou à deriva no Oceano Pacífico após um incêndio. Passageiros ficaram três dias sem energia até o barco chegar às Ilhas Seychelles, para onde foi rebocado.
Os dois navios pertencem à mesma empresa, a Costa Cruzeiros, uma subsidiária da Carnival Corp, a maior operadora de cruzeiro do mundo.
Com AP

0 comentários:

Postar um comentário