quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A vingança dos carrinhos: importados antigos cativam americanos

Modelos do Toyota 200GT variam de US$ 400 mil a US$ 1,7 milhão; Hotwheels lança miniaturas e vários deles aparecem em games da moda.

Foto: New York Times
O Toyota Celica é um dos carros que fazem colecionadores americanos gastar até centenas de milhares de dólares para ter o seu próprio japonês antigo
Quando carros e caminhões japoneses começaram a chegar aos Estados Unidos durante os anos 1970, a maioria das pessoas os considerava descartáveis. Confiáveis? Talvez. Clássicos do futuro? Era pouco provável. Mas, durante a última década, os modelos econômicos dos anos 70 e 80 ganharam espaço entre uma geração de entusiastas que passaram a infância em seus bancos de trás.
"Para muitos como eu, isso é nostálgico", afirmou Jun Imai, 36, designer de miniaturas da divisão Hot Wheels da Mattel, onde foi responsável pela elaboração dos moldes de fundição de dois modelos clássicos da Nissan, da década de 1970, lançados em 2011.
"Eu gosto demais de carros como esses _ seu design, o som de seus motores, a forma como se comportam nas ruas", contou Imai. "Eles são tão diferentes, e, ao mesmo tempo, não são caros. É fácil conseguir um deles."
Imai vive no sul da Califórnia e é proprietário de um furgão Datsun 510 fabricado em 1971 e de uma caminhonete Datsun de 1972. As formas peculiares, seu tamanho diminuto e a grande quantidade de acessórios cromados são características típicas dos carros japoneses daquele período. Continue lendo...

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