quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Chavez anuncia operação e diz que novo tumor deve ser maligno


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez pronunciamento ao vivo na televisão nesta terça-feira (21) para informar que será operado novamente por conta de “uma nova lesão” no mesmo local onde foi extraído um tumor há um ano. Ele disse que um exame feito em Cuba no sábado detectou a necessidade de cirurgia.

Segundo ele, existem altas probabilidades de que o tumor cancerígeno encontrado em sua região pélvica seja maligno.
O líder socialista, de 57 anos, disse que viajou no sábado a Havana para fazer exames. A viagem não foi oficialmente anunciada, mas rumores a seu respeito motivaram uma onda de especulações de que Chávez estaria à beira de morte.
Chávez desmentiu os boatos e afirmou estar em “boas condições físicas” para enfrentar essa nova etapa da doença: “Lamento muito informar isto e peço perdão, mas não quero fazer com que meu povo sofra. É preciso fazê-lo e com base nisso informaremos depois da operação onde a faremos. Mas é certo que deve ser nos próximos dias, mas ninguém se alarme”, disse.“Estive avaliando todas as coisas que foram ditas da minha saúde nesses dias e vou sair à frente da seguinte maneira: lamentavelmente tenho um câncer, sou um ser humano e não sou imortal”, afirmou. O venezuelano negou que esteja em um processo de metástase (quando o câncer se espalha pelo corpo). "É uma lesão pequena, cerca de 2 centímetros de diâmetro, muito claramente visível. Isso precisa ser tirado, precisa de mais cirurgia, supostamente menos complicada que antes."
Boatos sobre a saúde de Chávez se disseminaram rapidamente durante o final de semana prolongado do Carnaval. O jornalista Nelson Bocaranda escreveu na segunda-feira que o presidente havia retornado a Cuba e que alguns de seus parentes também estariam indo para lá.
No ano passado, Bocaranda deu um furo jornalístisco sobre o tratamento do câncer de Chávez na ilha comunista caribenha. Desde então, o mandatário insiste que está completamente recuperado, embora especialistas médicos digam ser muito cedo para afirmá-lo.
Uma fonte médica próxima da equipe que trata Chávez na Venezuela disse à agência Reuters que ele sofre de lise tumoral, ou decomposição das células, que se apresenta com sintomas que incluem febre alta.
A saúde de Chávez é decisiva para a eleição de 7 de outubro, na qual ele busca mais um mandato de seis anos. A oposição está unida novamente em torno de um candidato --Henrique Capriles, governador do Estado de Miranda-- e vê o pleito como sua melhor chance de encerrar os 13 anos do ex-militar no poder.
Pesquisas recentes dão uma vantagem a Chávez sobre Capriles, graças em parte a um grande programa de gastos governamentais em projetos sociais. Mas cerca de um terço dos venezuelanos continua indeciso, e a competição por seus votos será intensa. (Com informações das agências internacionais)

0 comentários:

Postar um comentário