sábado, 25 de fevereiro de 2012

7 Dicas para ter Bons Modos à Mesa

Para causar uma boa impressão e ser educado, é necessários bons modos à mesa, mas nem todos sabem como se portar em algumas situações. Confira algumas dicas aqui e seja uma pessoa mais sofisticada.





Quando somos convidados a ir em um jantar mais sofisticado ou resolvemos ir a um restaurante também mais elegante, a primeira preocupação é como se portar diante de tanta coisa. Muitas pessoas acabam não percebendo o seu jeito de se comportar à mesa com outras pessoas, por isso, algumas dicas de bons modos à mesa são fundamentais.
Por mais que tentamos, é difícil saber o jeito correto de se comportar à mesa na companhia de outras pessoas. Mesmo sozinho, o importante é sempre se manter educado, sem exageros, até porque ninguém é de ferro e com muita mecanização ficaremos parecidos com robôs. Não que seja regra, mas mostrar boa educação é de extrema classe e te deixa conhecido como uma pessoa extremamente educada e que possui bons modos.
Se você vai a um encontro mais chique e não gostaria de errar com relação aos bons modos à mesa, confira aqui no Mulher Beleza, 7 dicas de bons modos à mesa e seja a pessoa mais gentil e atenciosa desse jantar.

7 Dicas para ter Bons Modos à Mesa

Não se sirva antes do anfitrião

Servindo-sePrimeiro de tudo, sente-se no local que lhe foi indicado, não escolha o melhor lugar e dê a liberdade para que o anfitrião lhe indique. Ao sentar-se, espere que o anfitrião se sirva, nunca sirva-se antes dele. Outra coisa muito importante, não sirva-se antes que todos estejam sentados à mesa, espere todos se acomodarem, o anfitrião se servir, daí então você poderá fazer seu prato.
 
 

Usando os talheres corretamente

Usando os talheres corretamenteMuitas pessoas se assustam ao se deparar com grande quantidade de talheres na mesa. Mas calma, não se desespere, pois existe uma regra bem básica e útil. Em jantares mais sofisticados, vários pratos são servidos na mesa de jantar, da entrada ao principal, você usará os talheres de acordo com os pratos, começando de fora para dentro. Em alguns lugares, dependendo da refeição, alguns talheres não serão usados, esses serão removidos pelo garçom ou apenas substituídos, mantenha a ordem de acordo com os pratos que são servidos. Se possível, antes que haja o jantar, procure conhecer melhor os talheres.

Conversando com todos

Conversando
Quando estiver à mesa, procure conversar tanto com seu vizinho da esquerda quanto o da direita, além das pessoas à sua frente. Tente também participar sempre dos assuntos que o anfitrião estiver envolvido, claro que não tente falar sobre o que você não tem conhecimento. Evite beber muito do vinho servido, para que não cause embaraços e perca a noção do que está fazendo.
 
 
 

Posição dos cotovelos

cotovelos na mesaEssa é uma das manias de quem está à mesa bem a vontade. Por muitas vezes, não percebemos e nem nos damos conta da posição dos nossos cotovelos, que várias vezes ficam apoiados sobre a mesa. Essa postura, é uma das piores posturas à mesa, principalmente se você estiver com o garfo e faca nas mãos. Ao usar os talheres, mantenha os cotovelos próximos do corpo, deixando apoiado apenas os punhos. Isso deixa mais espaço para o vizinho e evita possíveis constrangimentos.
 

Evite falar enquanto come

Evite falar enquanto comeClaro que quando estamos à mesa, é bem difícil deixar para falar somente quando não tiver comida dentro da boca. Mas existem jeitos e jeitos de falar. Para falar enquanto estiver comendo, procure ser discreta e não exagerar abrindo muito a boca e deixando amostra o que você está comendo. Não falar com a boca cheia e mastigar de boca fechada fazem parte dos bons modos à mesa. Procure usar poucas palavras e frases crutas quando a comida estiver na boca, prese da boa educação alimentar.

Eliminando os resíduos

Eliminando resíduosÉ horrível você está comendo e ver aquela pessoa tentando tirar a comida do dente com a unha ou desesperadamente com o palito de dente, e você sendo obrigada a ver tudo. Muitas pessoas sentem dificuldade em saber o que fazer nessas horas, principalmente na hora de despejar um caroço ou uma parte com osso de alguma carne. O segredo é retirar esse resíduo da mesma forma que foi levado à boca. Se você o colocou com o garfo, retire-o com o garfo e deixe-o no canto do seu prato, nada de colocar em outros pratinhos. Em casos de frutas, se você estiver comendo com a mão, retire o caroço com a mão, sem problema nenhum.

Ruídos à mesa

Ruídos a mesaOuvir aquela pessoa soprando a sopa quente ou fazendo aquele barulhinho chato para não se queimar enquanto toma a sopa, ou aquele mastigado desesperado, onde você consegue determinar a comida que ele está comendo só pelo mastigado. Tudo isso é completamente inaceitável. Se a sopa estiver quente, comece pelas beiradas, assim como outros alimentos, a tendência é sempre estar mais quente no centro do prato. Em casos de tosse ou outro problema com ruídos involuntários, peça desculpa logo em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário