terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Afegãos protestam contra queima do Alcorão em base dos EUA

Mais de 2 mil afegãos protestaram nesta terça-feira contra a queima inadvertida de cópias do Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos) e outros materiais islâmicos religiosos durante o descarte de lixo em uma base aérea dos EUA. Os manifestantes reivindicaram se encontrar com o presidente afegão, Hamid Karzai, para discutir a questão, ameaçando se manifestar novamente se sua demanda não for atendida.
Foto: AP
Manifestante afegão faz gesto obsceno para soldado dos EUA em frente da Base de Bagram, no Afeganistão, durante protesto contra queima de cópias do Alcorão
Beija-Flor, com enredo sobre o Maranhão, Salgueiro, cantando a literatura de Cordel, e a Vila Isabel, com a história de Angola, saem na frente pelo título de melhor escola do carnaval do Rio de Janeiro. A escola de Nilópolis e a de Noel Rosa se apresentaram na noite de domingo, enquanto que o Salgueiro desfilou na noite de segunda-feira.
O general americano John Allen, o principal comandante no Afeganistão, pediu desculpas e ordenou uma investigação sobre o incidente, que afirmou "não ter sido intencional de forma nenhuma". O incidente estimulou o sentimento contra o exterior que já está em crescimento no país depois de uma década de guerra no Afeganistão e alimentou os argumentos dos afegãos que acreditam que os soldados estrangeiros não respeitam sua cultura ou religião islâmica.
No início desta terça-feira, enquanto as informações sobre o incidente se espalhavam, cerca de cem manifestantes se reuniram do lado de fora da Base de Bagram, ao norte de Cabul, na Província de Parwan. À medida que a multidão aumentava, também crescia o sentimento de indignação. "Morram, morram, estrangeiros!", gritaram. Alguns fizeram disparos para o ar, enquanto outros arremessaram pedras contra o portão da base. Continue Lendo...

0 comentários:

Postar um comentário