segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Torta de frango: massa nova e novas dicas

Na minha casa o peito não é a parte favorita do frango para a turma. E quando tem frango assado inteiro, o peito sempre fica praticamente intacto – e haja criatividade na cozinha para transformá-lo de maneira segura e saudável, aproveite essa dica maravilhosa.




Massa nova de torta
Torta de frango com massa nova, uma delícia! Foto: Marcia Cavalieri
O primeiro cuidado é guardar tudo o que restou do frango na geladeira o mais rápido possível - nada dela ficar dentro do forno ou em cima do fogão por horas e depois ser refrigerada. Acabou a refeição, direto para geladeira – ou se for o caso, para o freezer.

Bem, ontem vi que o peito do frango tinha sobrado inteiro. Desfiei e já guardei na geladeira em um pote tampado. Decidi fazer uma torta, mas queria algo diferente e procurei em meus apontamentos uma massa nova.
Junto com a receita, resgatei várias dicas preciosas:
1. Usar manteiga e a água bem geladas
2. Não trabalhar muito a massa - a manteiga pode ficar irregular na massa, o que dará leveza e esse aspecto de massa folhada (e gosto também!)
3. Depois de forrar a forma, devolver a massa com forma e tudo para a geladeira por 15 minutos - esse truque faz com a massa não “encolha” no forno
4. Não desista! Se tudo isso for muito complicado para você, comece comprando massa pronta no supermercado e siga as instruções do fabricante. Um dia você vai ter vontade e tempo de fazer sua própria massa!

TORTA DE FRANGO


Rende: 6 porções



Massa

. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

. 90 g de manteiga bem gelada em cubos

. 1/2 colher (chá) de sal

. 1/2 xícara (chá) de água bem gelada

. 1 ovo para pincelar


Recheio

. 1 peito de frango assado ou cozido, sem pele desfiado

. 1 cebola pequena em cubinhos

. 1 colher (sopa) de óleo

. 1 tomate maduro sem pele e sem sementes em cubinhos

. 1 colher (sopa) de farinha de trigo

. 1 xícara (chá) de leite magro frio

. Sal, pimenta do reino, salsinha picada e noz-moscada a gosto

Massa: ponha a farinha em uma tigela e junte a manteiga. Com as pontas dos dedos, faça uma farofa grossa. Adicione 3/4 da água e mexa com um garfo até a massa formar pedaços unidos. Junte a água restante aos poucos. Faça um disco com a massa e ponha dentro de um saco plástico. Leve a massa para a geladeira por, no mínimo, 2 horas ou até o dia seguinte ( foi o que fiz).
Prepare o recheio: refogue a cebola no óleo, junte o tomate e refogue mais. Acrescente o frango, mexa e adicione a farinha dissolvida no leite. Tempere com o sal, a pimenta, a noz-moscada. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, por 5 minutos. Polvilhe com a salsinha e reserve.
Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em duas partes. Abra uma das massas em um círculo. Deixe a outra na geladeira. Forre uma forma de 23 cm de diâmetro, subindo pela borda. Acerte a borda com uma faca e leve a forma à geladeira por 15 minutos.
Retire a forma da geladeira, espalhe o recheio e abra a outra massa. Cubra a torta, pincele com o ovo batido e asse em forno, preaquecido, a 200 °C até dourar.
Uma torta feita em casa, uma salada de folhas e fruta de sobremesa formam uma ótima pedida para uma refeição equilibrada, saudável e gostosa!
Fonte: M de Mulher

0 comentários:

Postar um comentário