quarta-feira, 26 de setembro de 2012

George Michael

George Michael (nascido Georgios Kyriacos Panayiotou em Londres25 de junho de 1963) é um cantor pop britânico que já vendeu mais de 100 milhões de álbuns.





Início

George nasceu em East Finchley, Norte de Londres. Seu pai era Kyriacos Panayiotou, um restaurador cipriota que se mudou para a Inglaterra em 1950 e mudou o seu nome para Jack Michael. A mãe de Michael, Lesley Angold Harrison, foi uma dançarina britânica, morta de cancro em 1997. Michael passou a maior parte de sua infância no norte de Londres, na casa que seus pais compraram logo após seu nascimento. Durante sua adolescência, a família mudou-se para Radlett (Leste da Inglaterra) e Michael participou na escola Bushey Meads School onde Michael encontrouAndrew Ridgeley. Ambos tinham a ambição de carreira mesmo sendo músicos.
Ele começou seu envolvimento no negócio da música como um DJ tocando nos clubes de juventude e escolas locais cerca de Bushey, Stanmore e Watford, o que foi seguido pela formação de curta duração da banda de ska The Executive com Ridgeley, o irmão de Ridgeley, Paul, Andrew Leaver, e David Mortimer (também conhecido como David Austin).

Carreira

Em 1981 cria o Wham! com seu colega de escola, Andrew Ridgeley. Até a sua separação, em 1986, este duo disco pop teve um grande número de sucessos ("Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants"), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino. Isso não o impede de tomar regularmente posição contra o governo de Margaret Thatcher.
Lança seu primeiro compacto solo em 1984, a balada "Careless Whisper", que se torna um hit mundial. Em 1987 lança Faith, o primeiro álbum solo, cuja canção de trabalho é a muito sugestiva "I Want Your Sex", acompanhado por videoclipes luxuosos. Na encruzilhada do pop com orhythm'n'blues, o disco vende no mundo todo mais de dez milhões de exemplares. Durante seu auge, popularizou calças jeans rasgadas e obrinco em forma de cruz em apenas uma orelha, uma marca registrada da moda dos anos 80.
O álbum Listen Without Prejudice Vol. 1 é lançado em 1990, vivendo um conflito com o seu status de estrela, o cantor se recusa a conceder entrevistas e a aparecer nos seus clipes. Ele acusará a sua gravadora, a Sony, de ter deliberadamente sabotado as vendas do disco e de querer mantê-lo em estado de "escravidão profissional".
George Michael perde, em 1993, seu processo contra a Sony, mas triunfa no estádio de Wembley, acompanhando o grupo Queen, por ocasião do show em homenagem ao cantor Freddie Mercury, vitimado pela Aids/Sida.
Em 1998 George Michael é preso por atentado ao pudor dentro do banheiro (wc) público de um parque de Beverly Hills, onde ele cai numa armadilha armada por um policial à paisana. Seu amigo Elton John declarou, na época:
Cquote1.svgUm banheiro (wc) não é o melhor lugar para assumir sua sexualidade.Cquote2.svg
— Elton John
No ano de 2002 ataca Tony Blair e George Bush, no início da guerra no Iraque, no compacto "Shoot the Dog". Os jornais de propriedade de Rupert Murdoch disparam uma campanha que visa depreciar o cantor. Lança em 2004 o álbum Patience, que vende "apenas" três milhões de exemplares. George Michael anuncia que a partir daquele momento, vai divulgar suas obras essencialmente na Internet.
Em 2005 canta no Live 8, em duo com Paul McCartney, e anuncia seu casamento com o companheiro, Kenny Goss, na esteira da adoção da lei britânica sobre as uniões civis.
Em 2006 ocorre o lançamento do filme-documentário "George Michael: Minha História", e preparação de uma nova compilação na qual devem constar duas músicas inéditas. Em outubro desse ano volta a ter problemas com a justiça, ao ser encontrado dormindo sobre o volante de seu carro.
George Michael retornou aos palcos em 12 de maio de 2007 com um concerto em Coimbra, início de uma excursão europeia.
Em maio de 2008, George Michael teve sua carteira de habilitação para dirigir veículos suspensa por dois anos, depois de ser considerado culpado por conduzir sob efeito de drogas.
Em 2010 foi condenado a oito semanas de prisão, depois de ter provocado, em julho desse ano, um acidente de carro, em Londres. O cantor, que estava sobre efeito de cannabis, bateu seu carro numa loja de fotografia, foi também multado e proibido de conduzir por cinco anos.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário