quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Bill Clinton se reúne com Dilma e diz que pretende realizar evento no Brasil


O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton teve uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff na terça-feira, mesmo dia em que ela abriu a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Dilma adiou a volta ao Brasil de terça para quarta-feira apenas para receber Clinton, que foi até o hotel da líder brasileira para o encontro, que durou cerca de uma hora.
Roberto Stuckert Filho/PR
Dilma Rousseff encontra Bill Clinton em Nova York
"Falamos do quanto sou fã do Brasil", brincou Clinton, ao deixar o hotel. Depois, em tom mais sério, o ex-presidente disse ter discutido a economia mundial com a presidenta e dito a ela que pretende organizar pela primeira vez um evento de sua organização, conhecido como Global Initiative, no Brasil em 2013.
Clinton também disse ter agradecido Dilma pelo trabalho que o Brasil tem feito pelo Haiti, onde coordena a missão de paz da ONU, e falado sobre sua expectativa de parceria com o governo brasileiro em questões relativas a países do Caribe. "Foi uma ótima conversa, falamos por um bom tempo", completou.
Veja o vídeo de Clinton falando com jornalistas após reunião (em inglês):
Em um discurso menos aplaudido em comparação ao do ano passado, quando se tornou a primeira mulher a abrir a Assembleia Geral, a presidenta afirmou que o Brasil condena "fortemente a violência na Síria", rejeita o preconceito contra islâmicos e defende o fim do embargo americano à Cuba.
Dilma subiu o tom contra os países ricos, criticando o que chamou de "política monetária expansionista, que desequilibra as taxas de câmbio" , e defendeu o Brasil das recentes acusações de protecionismo feitas pelos Estados Unidos, dizendo se tratar, ao contrário, de "legítima defesa comercial". " A opção por políticas fiscais ortodoxas vem agravando a recessão das economias desenvolvidas com reflexos nos países emergentes, incluindo o Brasil", disse Dilma.

0 comentários:

Postar um comentário