terça-feira, 18 de setembro de 2012

Alimentos que parecem inofensivos, mas também engordam


Um cardápio formado por granola diet no café da manhã, salada com molho e croutons no almoço, barra de cereal no lanche da tarde e sopa pronta no jantar parece saudável para você? Em um primeiro momento, pode parecer que sim, mas olhando com atenção a tabela nutricional desses alimentos, é possível que você mude de ideia.

Isso porque eles podem esconder uma quantidade de gorduras, açúcares, conservantes e sódio que prejudicam não apenas a dieta mas também a saúde. Não é novidade que, quando consumido em excesso, o sódio pode levar ao inchaço e contribuir para o surgimento de doenças cardíacas, por exemplo.
O consumo excessivo de sucos de frutas, refrigerante light e castanhas também pode ser a causa de você não conseguir eliminar os pneuzinhos para o verão, mesmo adotando hábitos mais saudáveis.
Para fugir desses vilões, confira abaixo uma lista de alimentos que devem ser consumidos com moderação para não prejudicar a dieta e a saúde:

Adoçante artificial

Se você não se preocupa em colocar até dois sachês de adoçante artificial em um cafezinho, talvez seja a hora de mudar de comportamento. Apesar de ser pouco calórico, ele esconde ciladas que colocam o bem-estar em risco.
Segundo a nutricionista Dayse Menezes, do site Nutrição e Você, não devemos esquecer que se trata de uma substância desenvolvida pela indústria e, assim, pode trazer reações adversas para o organismo. E os riscos vão além do problema com a balança. “Alguns estudos relacionam substâncias que compõem os adoçantes com o surgimento de câncer e doenças como Alzheimer e Parkinson. Na minha opinião, a moderação no consumo é o melhor caminho”, explica ela.



O mesmo alerta é feito pela nutricionista funcional Chris Vítola. Segundo ela, há estudos que apontam que os adoçantes realmente podem atrapalhar a dieta. Isso porque foram descobertos receptores para o sabor doce nas papilas gustativas que têm a capacidade de aumentar a absorção de glicose pelo organismo. E como o poder edulcorante dos adoçantes é muito maior que o do açúcar, esse receptores são ainda mais estimulados. O resultado é que o corpo vai absorver mais carboidratos na dieta.
Por isso, outra dica é substituir o adoçante. “Tente optar sempre por produtos naturais, como o açúcar mascavo, mas se preferir adoçante escolha o stevia, que é natural, ou a sucralose, que é um adoçante derivado da cana-de-açúcar e passa por um processo químico na sua fabricação, mas é melhor do que os demais”, aconselha ela.

Alimentos light

Queridinhos de quem quer reduzir medidas, os alimentos light se caracterizam por ter redução de até metade do seu valor energético, como explica Chris Vítola. No entanto, é preciso estar atento a quais foram os componentes cortados das versões menos calóricas para saber se elas realmente valem a pena.
Isso porque, segundo Dayse, por mais que sejam vendidos como ‘alimentos saudáveis’, geralmente esses produtos apresentam baixo valor nutritivo, sendo ricos em açúcares, gorduras ou sódio. “Para ficar claro, imaginem como um sistema de compensação: reduzimos 25% de um nutriente, seja de calorias, gorduras ou açúcares, mas compensamos com outro para preservar o sabor ou até mesmo pensando na conservação desses alimentos”, explica ela.
Assim, vale ficar atento aos rótulos para fazer as melhores escolhas.

Trocar o refrigerante por sucos naturais de fruta é um bom começo para quem quer se adequar a um estilo de vida mais saudável. Porém, aquelas que têm como objetivo o emagrecimento precisam ficar atentas ao consumo de smoothies e sucos, pois eles podem prejudicar a dieta.

A nutricionista Chris explica que essas opções podem se tornar vilãs porque são ricas em frutose, um açúcar que, ao contrário da glicose, não passa pelos tecidos do organismo. Ela é metabolizada diretamente no fígado, e quando está em excesso no órgão, acaba se transformando em gordura. E como o fígado não pode armazená-la, essa gordura vai parar em tecidos adiposos de vários lugares do corpo. Resultado: os pneuzinhos aumentam.
Assim, como aconselha a nutricionista Dayse, é preciso consumir moderadamente e optar por smoothies feitos com iogurte desnatado e sem adição de açúcar. “Quando pensamos em um indivíduo saudável, a frutose natural não causa mal algum quando consumida em quantidades moderadas. Mas a frutose artificial, encontrada em alguns sucos artificiais, refrigerantes e cereais matinais, quando consumida em grande quantidade, pode causar acúmulo de gordura e desenvolvimento de diabetes e hipertensão, segundo algumas pesquisas”, alerta ela.

Saladas prontas

Encontrar uma salada que desperte o apetite hoje já não é uma tarefa difícil. É possível encontrar em vários restaurantes e redes de fast food um mix de folhas verdes acompanhado de muito molho, croutons e queijos. Porém, apesar de parecer inofensiva, a refeição pode esconder várias calorias.
“Devemos evitar ao máximo esse molhos para saladas, porque, na maioria das vezes, são riquíssimos em gordura e sódio, o que é péssimo para a saúde e para a manutenção do peso”, explica Chris Vítola.
Ela complementa que é importante que os vegetais façam parte da alimentação, mas que é melhor temperá-los com azeite de oliva, limão ou vinagre, e pouco sal.
Para a nutricionista Dayse, além do molho, é preciso prestar atenção aos outros ingredientes da salada pronta. “Para que sua salada seja realmente saudável e com poucas calorias, opte por folhas verdes, queijos brancos, molhos à base de azeite ou iogurtes e acompanhada por uma carne magra”, afirma ela.

Pães escuros

Fonte: Thinkstock
Você já deve ter ouvido a recomendação que trocar o pão branco por versões integrais é melhor para a dieta e para a saúde. Porém, não basta chegar ao mercado e escolher um pão escuro aleatoriamente, pois nem todos têm os benefícios das versões integrais, sendo que alguns são tão refinados quanto um pão francês convencional.
A nutricionista Chris explica que o verdadeiro pão integral precisa ter pelo menos dois gramas de fibra por porção. Assim, a dica é ler o rótulo: o primeiro ingrediente listado é o que está em maior quantidade na receita, então pães realmente integrais devem ter como primeiro item da lista a farinha de trigo integral.
Com o pão certo, a dieta agradece, como esclarece Dayse. “Os pães nas versões integrais trazem em sua composição uma maior quantidade de fibras que irá ajudar no processo de emagrecimento, já que elas auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam a aumentar os níveis de saciedade. Há ainda estudos que indicam que uma alimentação rica em fibras pode ajudar a diminuir a absorção de gordura e colesterol”, finaliza ela.

Barras de cereal

Ler o rótulo também é a melhor forma de não escolher uma barrinha de cereal que não seja nada amiga da dieta. Quem gosta dessa opção para o lanche precisa ficar atento na hora da compra: com tantas variações do alimento, é difícil resistir àquelas com cobertura de chocolate, por exemplo.
As nutricionistas aconselham optar por versões com maior quantidade de fibras e que sejam livres de açúcar, gordura vegetal ou chocolate. As barras de cereal com pedaços de fruta também são uma boa alternativa.

Granola

Fonte: Thinkstock
A granola, que parece uma opção inofensiva para o café da manhã, também deve ser consumida com moderação. Apesar de ser uma ótima fonte de fibras, por exemplo, ela pode acumular muitas calorias. Assim, para aproveitar os benefícios da granola diet, a nutricionista Chris recomenda o consumo de, no máximo, uma xícara de chá por dia.
Vale também ficar atenta aos acompanhamentos: prefira frutas com menor valor calórico e leite ou iogurte desnatados.

Pipoca de micro-ondas

A praticidade e o número relativamente baixo de calorias faz com que muitas pessoas recorram à pipoca de micro-ondas quando a fome bate. Porém, esse não é um bom hábito. “Por mais que a pipoca de micro-ondas seja prática, não podemos esquecer que é um produto industrializado. Algumas pesquisas indicam que os aromatizantes utilizados nestas pipocas podem causar mal de Alzheimer”, ressalta a nutricionista Dayse.
A composição também é um problema para a dieta. Chris Vítola explica que elas possuem muita gordura vegetal. Por isso, o melhor é optar pela pipoca caseira, feita com pouco óleo e sem muito sal.

Banana chips

Praticidade também é a vantagem da banana chips, que têm ganhado espaço com lanche para a tarde. O problema é que, como alerta Chris Vítola, ela é frita em óleo ou possui gordura vegetal hidrogenada, a temida gordura trans. Assim, o melhor seria recorrer à banana liofilizada (ou desidratada), que é mais saudável.
Fonte: Thinkstock
Já a dica da nutricionista Dayse é substituir as chips por lanches com frutas e farelo de aveia. Assim, haverá mais vitaminas e fibras no cardápio.

Chá gelado industrializado

Quem troca a água por um chá gelado industrializado na hora de matar a sede precisar mudar de hábitos. Como explica a nutricionista Dayse, eles são ricos em açúcares, conservantes e aromatizantes que os tornam uma opção nada saudável.
O melhor é preparar o seu chá em casa, sem adição de açúcar. Para Chris Vítola, uma boa alternativa é também misturar sucos e chás para matar a sede, preparando um “suchá”.

Óleos vegetais

Quem passou a usar os óleos vegetais em seus pratos para deixá-los mais saudáveis acertou no primeiro passo. “Eles são essenciais para a absorção de vitaminas lipossolúveis, retirá-los da dieta seria um erro”, explica Chris Vítola. Porém, é preciso ficar atenta às quantidades consumidas, pois, em excesso, os óleos podem fazer mal à saúde. Assim, a dica é não ultrapassar duas colheres de sopa ao dia.
Do contrário, como afirma a nutricionista Dayse, eles trarão malefícios. “O risco de incluí-los em excesso é o acúmulo de gordura. Alguns estudos relacionam o alto consumo de alguns óleos vegetais com o aumento do colesterol LDL. Mais uma vez, a moderação prevalece quando pensamos em saúde e manutenção do peso adequado”, complementa ela.

Sopas prontas

Nos supermercados, é possível encontrar várias opções de sopas prontas, que oferecem um mix de legumes muitas vezes acompanhado de macarrão ou arroz. Porém, essa não é uma boa opção para quem está de dieta, apesar da praticidade.
Isso porque, apesar de não serem calóricas, elas são pobres em nutrientes e ricas em sódio, glutamato monossódico, açúcares e conservantes. Para Dayse, o consumo deve ser moderado, pois hábitos alimentares inadequados, quando associados ao sedentarismo, podem causar doenças como hipertensão e obesidade.
A dica da nutricionista Chris é preferir uma alimentação natural. Para driblar a questão do tempo, é possível fazer uma sopa nutritiva nos fins de semana e congelar pequenas porções para serem consumidas ao longo da semana.

Refrigerante light

Fonte: Thinkstock
Apesar da propaganda positiva em torno do refrigerante light, a vantagem da redução no número de calorias vem acompanhada de uma composição nada favorável à saúde. “Ele tem uma redução de açúcar, porém a quantidade de sódio encontrada no produto acaba sendo maior quando comparada com o tradicional. E quando o consumo desses alimentos é feito de maneira excessiva, pode surgir um quadro de hipertensão arterial, diabetes ou até mesmo obesidade”, explica Dayse.
Por isso, o suco natural ainda é a melhor opção, mas sempre com moderação.

Molho de soja

Entre aquelas que estão de dieta, muitas acreditam que o molho de soja é uma opção saudável de ingrediente para adicionar às receitas. No entanto, ele não é amigo da saúde. Chris Vítola alerta que o molho é rico em sódio e faz com que a pessoa retenha líquido. Assim, o resultado é o inchaço do corpo. Para evitar o problema, não exagere no consumo.

Castanhas e amendoins

Quem quer ter uma alimentação saudável não pode deixar de incluir no cardápio algumas opções de castanhas e amendoins. O problema é que, como são calóricos, eles devem ser consumidos com moderação para não prejudicar a dieta. “Pequenas porções são ótimas para a saúde. Eles mantêm a saciedade, têm proteínas e gorduras boas, além de vitaminas e minerais”, explica Chris Vítola.
A nutricionista Dayse ressalta que o consumo deve ser moderado. “Em 100 gramas de amendoim torrado salgado, nós encontramos uma média de 606 calorias e, em 100 gramas de castanha-de-caju torrada salgada, cerca de 570 calorias. Portanto, o recomendado é o consumo de 30 a 60 gramas por dia de oleaginosas”, finaliza ela.
Vale ressaltar, no entanto, que para encontrar um cardápio saudável de acordo com o seu organismo é indicado procurar um nutricionista e, assim, conquistar as medidas ideais.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário