quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Obama mantém cinco pontos de vantagem sobre Romney, diz pesquisa


Barack Obama segue com vantagem de cinco pontos percentuais sobre o candidato republicano para a eleição nos Estados Unidos, Mitt Romney. Segundo a pesquisa de intenção de voto realizada pela Reuters/Ipsos, o atual presidente americano mantém os mesmos 48% divulgados no início da semana, contra 43% de seu principal adversário.

AP
Obama durante um evento da campanha democrata
Faltando menos de dois meses para o pleito, Mitt Romney sofre com os efeitos de um vídeo divulgado nesta semana no qual aparece afirmando que Obama governa apenas pessoas pobres e dependentes do Estado. A declaração foi um balde de água fria na campanha do Partido Republicano em mostrar um candidato comprometido em melhorar a qualidade de vida da grande classe média americana.
Na quarta-feira, Obama participou de um tradicional programa de entrevista, o David Letterman Show, e criticou Romney. "Uma das coisas que aprendi como presidente é que você representa o país inteiro", afirmou. "Minha expectativa é de que, se você quer ser presidente, precisa trabalhar para todos, não só para alguns", acrescentou.
Com intenção de alavancar votos nesta reta final, Romney irá priorizar comícios e política de corpo a corpo, aon contrário das últimas semanas de campanha. O candidato republica vinha sendo figura cativa em diversos eventos de arrecadação em estados com perfis bastante definidos, como Califórnia e Texas.
Segundo analistas do instituto Ipsos, porém, a grande questão que irá definir a eleição é a economia. Uma grande parcela dos eleitores ainda indecisos acreditam que a situação do país começando a melhor, ainda que de maneira oscilante.
A pesquisa ouviu 2.078 eleitores registrados e 1.437 prováveis votantes (o voto não é obrigatório nos Estados Unidos). A margem de erro é de menos de 2,5 pontos percentuais.


0 comentários:

Postar um comentário