terça-feira, 11 de setembro de 2012

China envia barcos de patrulha a ilhas disputadas com o Japão


A China enviou dois barcos de patrulha aos arredores de ilhas disputadas com o Japão, informou a imprensa oficial chinesa nesta terça-feira. O governo japonês comprou as ilhas de proprietários particulares, num episódio que pode agravar as tensões entre as duas maiores economias asiáticas.

"Os militares chineses expressam sua resoluta oposição e seu forte protesto a isso", disse um porta-voz no site do Ministério da Defesa, em relação à compra das ilhas. "O governo e os militares chineses são irredutíveis em sua determinação e irão defender a soberania do território nacional. Estamos acompanhando de perto o desenrolar dos fatos, e nos reservamos o poder de adotar medidas correspondentes."
AP
Manifestantes protestam contra compra de ilhas em frente à Embaixada do Japão em Pequim
O governo japonês desembolsou 2,05 bilhões de ienes (US$ 26,18 milhões) para adquirir as três ilhas desabitadas no mar do Leste da China, até agora cedidas em comodato pelo governo a uma família japonesa que detém sua posse desde o começo da década de 1970. Tóquio disse que sua intenção com essa compra é pacífica.
A Guarda Costeira japonesa vai administrar as ilhas, chamadas de Senkaku pelo Japão, e de Diaoyu pela China. As ilhas ficam perto de áreas pesqueiras e de campos gasíferos potencialmente enormes.
O porta-voz ministerial chinês acusou o Japão de "usar todos os tipos de pretextos para ampliar seus armamentos, e de repetidamente criar tensões regionais".
Pequim em geral evita a mobilização de forças militares para áreas marítimas disputadas com países vizinhos, inclusive o Japão, preferindo usar embarcações oficiais civis para reafirmar suas reivindicações de soberania.
A agência estatal de notícias Xinhua disse que duas embarcações da Vigilância Marítima da China chegaram na manhã de terça-feira aos arredores das ilhas. A Vigilância Marítima patrulha águas territoriais chinesas, mas não é subordinada à Marinha. A Guarda Costeira japonesa não confirmou os relatos sobre a presença de embarcações chinesas.
A aquisição das ilhas pelo governo japonês motivou pequenos protestos em frente à Embaixada do Japão em Pequim, onde a segurança é reforçada. Microblogs no popular site Sina Weibo, espécie de Twitter chinês, também relataram pequenos protestos antijaponeses nas cidades de Weihai (leste) e Chongqing (sul).
A disputa pelas ilhas já dura várias décadas, mas se intensificou no mês passado, quando o Japão deteve ativistas chineses que desembarcaram nas ilhas.
No fim de semana, o presidente da China, Hu Jintao, havia alertado o Japão a não comprar as ilhas. Na terça-feira Taiwan, que também reivindica os territórios, retirou seu representante diplomático do Japão, em sinal de protesto.
Com Reuters

0 comentários:

Postar um comentário