quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Anote o que você come e emagreça

Você já anotou tudo o que comeu em um dia? Experimente fazer um teste. Talvez você se surpreenda com o resultado, que pode revelar muitos lanchinhos fora de hora e outros tropeços na sua dieta.



Fonte: Thinkstock
Se você deseja perder peso, o ato de anotar tudo o que você come pode ajudar muito na sua rotina alimentar e no seu autocontrole, deixando você mais consciente do que está levando para o seu estômago.
De acordo com uma pesquisa recente, publicada na última edição do Journal of the American Dietetic Association e divulgada no WebMD, especialistas avaliaram o comportamento alimentar de 123 mulheres e descobriram que duas das maiores armas para a perda de peso delas foram uma caneta e um bloco de anotações.
Aquelas que mantiveram “diários alimentares” e anotavam exatamente tudo o que comiam perderam mais peso do que as mulheres que não registraram nada. As anotações também deveriam marcar os casos de pular refeições, festas e jantares fora de casa: fatores que contribuem para o “boicote” da dieta, fazendo a perda de peso ficar estacionada.
Com base nos resultados do estudo, a pesquisadora Anne McTiernan, disse que é importante manter as anotações. "Trata-se de responsabilidade. Sabendo o que e o quanto está comendo, a pessoa tem a soma das calorias e pode comparar com a meta calórica que ela precisa consumir para perder peso", disse ela ao WebMD.
Avaliação e dicas
O estudo, feito em Seattle (EUA), avaliou 123 mulheres sedentárias com sobrepeso. Ao longo de um ano, as mulheres seguiram uma dieta de restrição calórica com o objetivo de alcançar uma redução de 10% do peso em seis meses. Metade delas foram colocadas em um programa de exercício e a outra metade não.
Todas as voluntárias foram convidadas a registrar os alimentos que comiam em todos os dias da semana e mostrar aos nutricionistas que participaram das avaliações. Porém, nem todas realizaram o acordo das anotações. Durante o estudo, as mulheres também completaram uma série de questionários relacionados aos seus hábitos alimentares na dieta.
Fonte: Thinkstock
O resultado mostrou que as mulheres que sempre preenchiam os diários alimentares perderam cerca de três quilos a mais do que aquelas que não o fizeram. Assim como as participantes que não pularam refeições perderam 3,5 quilos a mais do que as que tentavam burlar a alimentação, achando que iriam emagrecer mais rapidamente.
Este estudo não é a primeiro a descobrir que manter um diário alimentar ajuda as pessoas a perder peso. Uma pesquisa de 2008 descobriu que aqueles que anotavam as suas refeições por, pelo menos, seis dias por semana perderam peso duas vezes mais que as pessoas que mantiveram o diário uma vez semanal.
Confira algumas dicas que os especialistas recomendam:
  • Faça as anotações dos alimentos que você come na mesma hora, em vez de esperar até o final do dia;
  • Escreva também o que você estava fazendo enquanto comia e como se sentiu (se estava vendo TV, almoçando em um restaurante, em casa com tranquilidade etc.);
  • Registre ainda o seu “nível de fome” junto com os alimentos que você come;
  • Seja honesta: não adianta manter as anotações apenas saudáveis de quando você come direitinho. Mantenha também os registros dos deslizes gastronômicos que podem acontecer eventualmente.
Leve um bloquinho sempre com você na sua bolsa ou instale um aplicativo desse estilo em seu smartphone ou tablet. Atualmente já existem vários deles, como o MyNetDiary Calorie Counter e o ShapeUpClub.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário