segunda-feira, 17 de setembro de 2012

The Beach Boys


The Beach Boys é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em HawthorneCalifórnia, em 1961, e é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop. Emplacou dúzias de canções nas paradas de sucesso (também emplacou quatro compactos no primeiro lugar entre os mais vendidos nos Estados Unidos da América), além de álbuns recordistas de venda.

 Foi incluída no Hall da Fama do Rock and Rollem 1988. Seu álbum Pet Sounds, de 1966, que contém clássicos como "Wouldn't It Be Nice", "Sloop John B", e "God Only Knows", e é considerado umas das maiores obras primas da história da música pop.
Os Beach Boys em concerto, 2008.
O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes sobreviventes do grupo.
Foi um grupo que fez praticamente de tudo, surf rock (que foi o estilo inicial, sendo predominantemente do gênero até o sexto álbum, o All Summer Long), passando pela música eruditacountrybluessoulbossa novamúsica havaiana, até hard rock como a All I Want To Do do álbum 20/20 de 1969, entre vários outros já discriminados na discografia. Ajudaram a definir o pop barroco e sunshine pop em 1965 com o TodaySummer Days (And Summer Nights), estilos onde já se encontram os primeiros traços do art rock e do rock psicodélico divulgados pelo Pet Sounds em 1966.

História

Em 1957 aproximadamente, os irmãos Wilson já ensaiavam seus vocais com influência de The Four Freshmen, influência esta do pai Murry Wilson que escutava e tocava piano ouvindo o grupo. Nesta época os irmãos ensaiavam vocais na calada da noite para que o pai não acordasse, ou seja, era uma época dificil porque tinham medo de aprender música com as exigências de Murry, sendo que segundo Brian tinha medo das lições no piano e até de tocar nas teclas com medo das surras intermináveis.
Certa vez Brian surpeende os pais tocando ao piano e, nesse mesmo ano Al Jardine conhece BrianCarl e o primo Love na Hawthorne Highscool no futebol americano, lugar este onde Al Jardine viu os irmãos e o primo cantarem juntos. Al Jardine nesta época tinha uma banda folkchamada The Islanders, além de ser um fundador da banda chamando os Wilson para fazerem um som juntos desde a escola.
Em 1958, quando Brian Wilson completa 16 anos ganha um gravador e começa a criar linhas vocais usando as vozes de Carl e sua mãe. Brianchamou a irmã de Love e um amigo para ensinar e treinar harmonias, além de sempre tentar fazer um som com colegas mas sem sucesso.
Em aproximadamente 1959 Brian, Love e dois amigos conseguem arrancar tremendos aplausos na escola cantando Hully Gully de Frank Roccona versão de The Olympics, um grupo doo wop formado em 1957.
Dizem que uma certa vez Brian chegou para o produtor de Four Freshmen alegando fazer as linhas vocais, então chamou para passar as vozes no estúdio que, no fim ficou impressionado com o resultado certinho que o rapaz havia feito. Outras influencias de Carl e Brian também foram Johnny Otis e Chuck Berry que ajudaram na mudança e modo de tocar piano e violão com o rhythm & blues.
No início dos anos 1960 começam a experimentar as primeiras gravações de Surfin' e outros sons.
Em 1961 é fundada The Beach Boys, até então chamada PendletonesKenny & Cadets e Carl and Passions, agora como instrumentistas onde gravam varias músicas como Surfin'Luau,BarbieSurfer GirlSurfin' Safari entre outras que, foram lançadas anos mais tarde como um álbum chamado Lost & Found.
Em 1961 foi o ano crucial da banda, que, tocam o primeiro show ao vivo, gravam o compacto simples "Surfin' " pela Candix no lado a "Surfin' " e o lado b "Luau". "Surfin' " conseguiu um 75# nos Estados Unidos, abrindo caminho para a gravadora Capitol Records.

Legado

Em 1962 entra David Marks, e também gravam o compacto Surfin' Safari com lado a a faixa título e lado b 409, chegando com o lado a em 14# nas paradas americanas e o lado b em 76#. Esse compacto chega em outubro no Reino Unido, mas não chegou a fazer impacto, além do álbum ajudar na divulgação do surf rock e artistas como Dick Dale, e também à inaugurar o surf rock vocal junto com Jan & Dean. O álbum foi produzido por Nick Venet e Murry Wilson.
Chega o ano de 1963 e lançam um álbum ainda mais produzido e bem tocado chamado Surfin' USA. O compacto simples Surfin' USA com o lado a a faixa título e o lado b Shut Down, chega ao 1# no Canada, 3# na América, 6# na Suíça, 9# na Austrália e em 34# no Reino Unido em junho de 1963.
Uma polêmica foi o sucesso da canção Surfin' USA, na qual foi chamada de plágio, que é simplesmente uma versão melódica do clássico de Chuck Berry, a Sweet Little Sixteen, apenas mudando a letra e interpretação, além de o início da guitarra ser tirada do clássico Movin 'n' Groovin de Duane Eddy, um dos pioneiros ao lado de Link Wray e contemporãneos na explosão dorock instrumental em 1958, uma das origens estilísticas do surf rock.
Plágio pode ser uma composição muito parecida ou até igual a original com letra diferente, mas, o plágio não assume a influência da canção original não dando crédito ao compositor da original, o que não é sadio para o mundo da música; A versão se difere do plágio, já que preserva a estrutura da canção original mudando apenas a letra, porém, dando crédito ao verdadeiro compositor.
O motivo desta polêmica foi por Brian não ter creditado Berry na música, talvez por fazer uma homenagem a um clássico bastante conhecido na época. Com a ameaça de uma ação judicial, foi dado oficialmente crédito a Berry pela canção.
Ainda em 1963 lançam mais dois álbuns, o Surfer Girl e depois o Little Deuce CoupeSurfer Girl marca a liderança de Brian pela primeira vez como produtor.
A faixa título é uma das mais respeitadas canções da primeira fase da banda, uma balada surf com melodia sofisticada e vocais doo wop profissionais com uma harmonia jazzificada. É considerada por uma das maiores canções do gênero doo wop e, era incomum na época a sua sofisticação no rock. Influenciado por Phil Spector, especialmente Be My BabyBrian passa à caprichar ainda mais na produção dos álbuns.
O álbum Little Deuce Coupe de 1963, mostra que o grupo estava mudando o som a cada dia, embora tenha algumas repetições no disco. É considerado como um dos primeiros discos conceituais, e é o primeiro álbum com o estilo hot rods, mesmo já ter gravado neste subgênero da surf music no primeiro álbum, a 409.
Em 1964 vêem Beatles dominar as paradas americanas, porém antes disso, já estavam gravando o disco lançado no mesmo ano, o Shut Down Volume 2Shut Down Vol 2 é o segundo e último disco na fase hot rods. O disco marca a entrada da banda no mundo pop, com o exemplo da refinada Don't Worry Baby, sendo como uma grande resposta à Be My Baby, gravada originalmente por The Ronettes.
Neste mesmo ano, lançam o último disco com o predomínio do gênero surf rock, o All Summer Long que, foi como uma resposta à invasão britânica, chegando ao 1# nas paradas com a clássica I Get Around. É um disco cheio de músicas marcantes e bem trabalhadas, e é onde o grupo começa à entrar cada vez mais no mundo pop. Os vocais de I Get Around são dos mais respeitados da década de 1960.
Depois desse penúltimo álbum de estúdio em 1964, lançam o ao vivo gravado no Memorial Auditorium em SacramentoCalifórniaBeach Boys Concert. O disco mostra a qualidade do grupo, mostrando serem competentes instrumentistas, além de estarem entrosados, cantando e tocando bem ao mesmo tempo.
O último álbum de estúdio de 1964 marca o início de uma nova caminhada do grupo; O álbum natalino The Beach Boys' Christmas Album que, além de levar a sua excelente bagagem inicial (o surf rock), ganha novas sonoridades, novos estilos como o jazz e uma reunião de instrumentos ainda maior. O álbum é o ponta pé para a fase sofisticada da banda que é a fase de 1965.
Fonte: Wikipédia


0 comentários:

Postar um comentário