quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ABBA

ABBA foi um famoso quarteto de pop rock e música disco, formado em 1972 emEstocolmo na Suécia, que desfrutou de grande popularidade nos anos 70 e que ainda é muito conhecido hoje em dia devido a canções clássicas como "Mamma Mia", "Chiquitita", "Knowing Me, Knowing You", "S.O.S", "Take a Chance on Me", "The Winner Takes It All" e muitas outras. O grupo era composto por dois casais, Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus, e Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad. O nome do quarteto originou-se com a junção das iniciais do nome de cada um.


Todos os integrantes já possuíam carreiras musicais de destaque na Suécia em 1972 quando decidiram se juntar para representar seu país no Festival Eurovisão da Canção, mas só venceram na edição de 1974 com a canção "Waterloo", que se tornou o primeiro sucesso internacional da banda. Em seguida, o grupo lançou novas canções com sucesso moderado, porém o grupo só conseguiu atingir o estrelato mundial em 1976, com o grande sucesso do álbum Arrival, que originou os singles "Fernando", que vendeu mais de dez milhões de cópias, e "Dancing Queen", que chegou ao topo das paradas de dezoito países, incluíndo a Billboard Hot 100 dos Estados Unidos,  sendo a canção mais conhecida da banda até hoje.
Em 1979 a banda lançou o álbum Voulez-Vous e iniciou uma grande turnê mundial, aABBA: The Tour, que durou até o ano seguinte. Em 1981, os integrantes já andavam mais pessoalmente distantes uns dos outros, com os dois casais já divorciados, e estavam dando mais atenção para suas carreiras independentes, mesmo assim ainda lançaram o álbum The Visitors, ainda em 1981. Apesar de nunca terem brigado ou feito um encerramento oficial, o grupo lançou seu último single, chamadado "Thank You for the Music", em 1983 (gravado originalmente em 1977), e depois disso nunca mais se juntou.
Em 1992, para comemorar os vinte anos da criação da banda, a gravadora PolyGramlançou a coletânea ABBA Gold: Greatest Hits, que chegou ao topo das paradas de doze países e já vendeu mais de vinte e oito milhões de cópias no mundo, sendo a quinta compilação mais vendida da história da música.  Em 1999, a discografia do grupo foi adaptada para um musical de palco titulado Mamma Mia!, que já foi assistida por mais de quarenta e duas milhões de pessoas e lucrou mais de dois bilhões de dólares, sendo o musical de maior sucesso de todos os tempos e estando permanentemente em cartaz em vários países. O sucesso da peça levou a uma adaptação para o cinema em 2008, também titulada Mamma Mia!, que arrecadou mais de seiscentos milhões de dólares e se tornou o filme musical mais lucrativo do cinema. Em 2010, a banda foi introduzida à Calçada da Fama do Rock and Roll, e em 2012, para comemorar os quarenta anos de criação da banda, Björn e Benny remasterizaram e relançaram o álbum The Visitors, trazendo uma canção inédita chamada "From A Twinkling Star To A Passing Angel".
Hoje em dia, estima-se que o ABBA já tenha vendido mais de trezentos e setenta milhões de álbuns e singles,  mundialmente, sendo assim o quarto maior vendedor de discos da história e a segunda banda de maior sucesso de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles. A indústria fonográfica estima que o grupo ainda venda de três a quatro milhões de cópias por ano, sendo assim o artista inativo, conjunto ou solo, que mais vende nos dias de hoje,  estando na lista de artistas mais vendidos em vários países, como Estados Unidos (mais de doze milhões de cópias),  Alemanha (mais de doze milhões de cópias),  Reino Unido (mais de onze milhões de cópias),  Canadá (mais de cinco milhões de cópias),  dentre muitos outros.

História


Pré ABBA

Benny Andersson era membro da banda sueca de pop/rock Hep Stars, muito popular na Suécia durante os anos 1960 - com direito a um enorme séquito de fãs, especialmente entre as adolescentes. Enquanto isso, Björn Ulvaeus era o líder de uma banda skiffle chamada Hootenanny Singers. Depois de se cruzarem algumas vezes em estúdios e concertos, Benny e Björn decidiram tentar compor juntos. Uma das canções compostas, "Isn't It Easy To Say", tornou-se um hit para os Hep Stars, fazendo com que Björn participasse em alguns dos concertos. Chegou a ser sugerido que as duas bandas se fundissem, mas nunca aconteceu.
Stig Anderson, empresário e produtor dos Hootenanny Singers e fundador da Polar Music, acreditou que Benny e Björn teriam um maior potencial se trabalhassem juntos e encorajou-os a compor mais canções. Foi produzido o álbum Lycka ("Felicidade"), lançado pela mesma Polar Music.
Agnetha Fältskog era a integrante mais jovem dos ABBA e um fenómeno por si só, tendo composto e interpretado sucessos suecos ainda na adolescência, além de ter feito o papel de Maria Madalena na montagem local de Jesus Christ Superstar. Compondo, gravando sucessos e fazendo turnês pela Suécia, inevitavelmente acabaria por se encontrar com os Hootenanny Singers numa das suas viagens, e apaixonou-se por Björn. O casamento dos dois, em 1971, foi considerado o casamento do ano na Suécia.
Já Anni-Frid Frida Lyngstad era uma cantora que decidiu participar numa competição de talentos, vencendo o torneio. Na época, a Suécia estava a mudar a direcção do trânsito do lado esquerdo para o direito e foram transmitidos uma série de concertos para que as pessoas ficassem em casa e não enfrentassem as estradas na noite da mudança. Convidada para se apresentar na TV com sua canção, a sua carreira musical decolou. Pouco tempo depois, conheceria Benny Andersson e começariam uma relação. Benny convidou-a para cantar com Agnetha no álbum Lycka (mas as duas cantoras não foram creditadas).

Primeira aparição

Em abril de 1970, os quatro estavam passando as férias em Chipre, quando começaram a cantar uma música para se divertir na praia e terminou em uma apresentação improvisada para as Forças da Paz da ONU que estavam na ilha, tornando-se a primeira apresentação dos futuros membros do ABBA. Em setembro de 1970, o álbum Lycka foi lançado, creditando apenas a dupla Björn & Benny. Para promovê-lo, lançaram singles como "Det kan ingen doktor hjälpa" e "Tänk om jorden vore ung" com Agnetha e Frida como vocalistas, no qual obtiveram um sucesso moderado.
Finalmente, em 1 de novembro de 1970 em Gotemburgo, os quatro apresentaram um show chamado "Festfolk" (que em sueco significa "festa de pessoas" ou "casais ocupados"), recebendo boas críticas. Juntamente com outros números, o quarteto cantou um sucesso de Björn & Benny, "Hej, gamle man" e músicas de seus próprios álbuns. O show não capturou a atenção do público, e depois de uma pequena turnê na Suécia, os quatro decidiram se concentrar em projetos individuais.

O início (1971-1973)

No começo dos anos 1970, apesar de estarem casados, Björn e Agnetha tinham carreiras musicais separadas. Mas Stig era ambicioso e estava determinado a entrar no mercado internacional, algo a que artistas suecos até então não estavam acostumados. Em 1972 ele encorajou Björn e Benny a comporem a canção "Say It With A Song" com a voz de Lena Anderson, que conquistou o terceiro lugar no Festival Eurovisão da Canção. O sucesso dessa canção em vários países, porém, convenceu o produtor Stig Anderson de que estavam no caminho certo.
O primeiro logotipo do grupo.
Björn e Benny continuaram a compor e fizeram algumas experiências com novos tipos de som e arranjos vocais, que chegou a alcançar algum sucesso no Japão. Uma das canções que eles escreveram foi "People Need Love", com vocais das mulheres que agora tinham muito mais destaque do que anteriormente. Todos os envolvidos se entusiasmaram com o novo som e Stig lançou a canção como um single, creditado a Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid. O disco alcançou a décima-sétima posição nas paradas suecas, o suficiente para convencer a todos de que eles alcançariam alguma coisa.
Em 1973 eles decidiram tentar de novo o Festival Eurovisão da Canção, agora com a canção "Ring Ring". O trabalho no estúdio foi conduzido por Michael B. Tretow, que experimentou novas técnicas de produção e deu origem a um som totalmente novo para o ABBA. Stig providenciou que Neil Sedaka e Phil Cody traduzissem a letra para o inglês, e eles estavam confiantes de que seria um ganhador certeiro - mas, mais uma vez, terceiro lugar. Apesar disso, o pseudo-grupo lançou um álbum chamado Ring Ring, ainda com a estranha denominação Björn, Benny, Agnetha & Frida. O disco vendeu bem, e o compacto de "Ring Ring" foi um hit em diversas partes da Europa - mas Stig acreditava que o verdadeiro sucesso só poderia vir com um hit nos Estados Unidos ou na Inglaterra. Por essa época, Stig - cansado de nomes estranhos - também já havia começado a se referir ao grupo simplesmente como ABBA.

Fama (1974-1975)


A vitória no Festival Eurovisão


Agnetha Fältskog, Ekeberghallen,Oslo1977.
Em 1974, novamente eles participaram do Festival Eurovisão da Canção - agora inspirados peloglam rock que crescia na Inglaterra. "Waterloo" era uma faixa assumidamente glam, produzida por Michael B. Tretow com os mesmos aparatos. Bem mais experientes, eles agora estavam mais bem preparados para o concurso e tinham em mãos um álbum completo (e já lançado) quando o concerto aconteceu em Brighton, na Inglaterra. A canção fez com que pela primeira vez os britânicos parassem para prestar atenção no grupo. "Waterloo" foi a primeira canção dos ABBA a alcançar o primeiro lugar na Inglaterra (também foi lançada nos Estados Unidos, chegando à sexta posição).

Tours de 1974 e 1975

Mas a empolgação do momento não se manteve, e os compactos seguintes "So Long" e "Honey, Honey" não se saíram tão bem. Somente com o lançamento do segundo álbum,ABBA, e o compacto "SOS" o grupo mostraria os primeiros sinais de que estavam destinados a mais sucesso. "SOS" firmou de vez os ABBA nas paradas inglesas, onde a canção ficou entre as dez mais - e desvinculou o grupo da imagem de banda de um único sucesso.
Mas o sucesso maior viria em 1975, com praticamente todos compactos entrando nas paradas, situação que ficou ainda melhor quando "Mamma Mia" chegou ao primeiro lugar na Inglaterra, em janeiro de 1976. Nesse meio tempo, a banda lançou o álbum Greatest Hits, apesar de só possuir cinco canções entre as quarenta mais tocadas nas paradas da Inglaterra e dos Estados Unidos. O disco incluía "Fernando" (uma versão anterior havia sido gravada em sueco por Anni-Frid, em 1975, no álbum solo Frida Ensam), exceto nas versões suecas e australianas da compilação. Na Suécia, a canção teria que esperar até o lançamento de The Singles - The First Ten Years, em 1982, para surgir cantada em inglês e creditada aos ABBA. Na Austrália, a faixa foi incluída na versão local do álbum Arrival, de 1976.

Fonte: Wikipédia




0 comentários:

Postar um comentário