segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sobe para 23 o número de crianças intoxicadas por nitrito no leite em SC


Subiu para 23 o número de casos suspeitos de intoxicação por nitrito após ingestão de leite pasteurizado da marca Holandês, produzido em Santa Catarina. Até a tarde desta segunda-feira (24), seis crianças permaneciam internadas em hospitais do Estado.


Os casos, todos de crianças com menos de três anos, foram registrados nas cidades de Tubarão, Balneário Camboriú, Florianópolis, Penha, Navegantes, Joinville, Piçarras e Itapema.

Os primeiros testes no produto constataram que o leite continha nitrito em quantidade dez vezes superior ao permitido. A substância, utilizada em alguns alimentos como conservante, também pode ser encontrada em produtos de limpeza.

A fábrica da Papenborg em Biguaçu, responsável pela marca Holândes, foi interditada na tarde de sábado (22), após inspeção no local. A suspeita é que tenha ocorrido uma falha em um válvula de escape, o que pode ter levado produtos de limpeza para dentro de um dos tanques de leite.

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina também determinou a retirada de todos os lotes de leite do mercado. Segundo a diretora estadual da Vigilância Sanitária, Raquel Bittencourt, mais de 30 mil litros de leite já foram descartados. "Também pedimos para que quem tenha o leite em casa não o consuma", afirma.
Outros produtos da empresa também estão com as vendas suspensas por tempo indeterminado.

INTOXICAÇÃO
A suspeita de intoxicação em várias crianças de SC começou a ser identificada na quinta-feira (20). Segundo o médico infectologista Fábio Gaudenzi, diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado, as crianças apresentaram um quadro de metemoglobinemia, uma alteração nas funções da hemoglobina que dificulta a circulação de oxigênio no organismo.

O principal sintoma é a cianose central aguda, uma espécie de escurecimento ao redor da boca e em outras partes do corpo. Outros sintomas registrados foram dor de cabeça, tontura, falta de ar, náuseas, vômitos e dor abdominal. Em casos mais graves, a intoxicação por nitrito pode causar alucinações, convulsões e o paciente pode entrar em coma.

Folha tentou ligar para a fabricante do leite Holandês no sábado e nesta segunda-feira para falar sobre o caso, mas não conseguiu contato. Segundo a Vigilância Sanitária, a empresa pediu que os fornecedores retirassem todos os produtos do mercado e realiza testes para verificar a origem do problema. (NATÁLIA CANCIAN)

0 comentários:

Postar um comentário