terça-feira, 3 de abril de 2012

Será que massas realmente não combinam com dieta?

Descubra maneiras saudáveis de consumir o alimento sem precisar se preocupar com a balança.






Quando nos propomos a seguir uma dieta à risca, um dos maiores desafios é abrir mão dos pratos que mais gostamos de comer, não é mesmo? E muitas vezes as massas fazem parte dessa lista de alimentos que devem ser ingeridos controladamente para não fazer o ponteiro da balança disparar e estragar todo o plano de dieta. Quando nos propomos a seguir uma dieta à risca, um dos maiores desafios é abrir mão dos pratos que mais gostamos de comer, não é mesmo? E muitas vezes as massas fazem parte dessa lista de alimentos que devem ser ingeridos controladamente para não fazer o ponteiro da balança disparar e estragar todo o plano de dieta.

Espaguete, ravióli, talharim, canelone, lasanhas... A variedade é imensa e, por isso, fica ainda mais difícil de resistir. Sem contar a praticidade e versatilidade dos pratos que podemos criar a partir das massas: basta mudar o molho ou acrescentar um ingrediente especial e você cria um prato diferente e muito saboroso.
Mas saiba que, apesar do que muitos pensam, as massas não precisam ser totalmente eliminadas da alimentação regular de quem está tentando perder alguns quilinhos. Basta saber fazer as combinações certas, aproveitar ingredientes saudáveis e usar seus dons culinários para deixar sua receita ainda mais deliciosa.
As melhores massas para a dieta

Começando pelo tipo de massa que você vai consumir, dê preferência às mais simples, que não são recheadas, pois elas apresentam um número consideravelmente menor de calorias. Sendo assim, o parafuso, o penne, o espaguete, o gravatinha e o talharim estão liberados. No entanto, procure evitar a lasanha, o canelone, o ravióli e o capeleti.
Entre as massas simples, é bastante comum que ingredientes como ovos e sêmola façam parte da composição. A presença ou ausência desses alimentos não faz muita diferença para o consumo de calorias. Porém, a adição de ovos na massa deve ser levada em consideração por aqueles que mantêm o controle dos níveis de colesterol.
Ainda quanto às massas sem recheio, sempre que possível opte por versões integrais – por serem feitas com farinhas espaciais, essas massas são fonte de nutrientes e fibras, o que colabora para a digestão, além de darem uma sensação de saciedade e diminuírem a fome.
Aposte em molhos leves e magros
Na hora de preparar o molho que vai dar aquele toque especial ao seu macarrão, use sua criatividade e aproveite os ingredientes que você tem à mão.
A melhor opção para manter a alimentação saudável é o molho ao sugo. O tomate é saudável e saboroso na medida certa para não comprometer a sua dieta. Além disso, o molho ao sugo combina muito bem com uma grande variedade de temperos – cebola, alho, ervas finas, manjericão, orégano e pimenta-do-reino deixam os pratos mais aromáticos e apetitosos.
Apesar de serem muito saborosos, evite os molhos rosé, branco e à base de queijo, pois são bastante calóricos e ricos em gorduras. Também preste atenção na quantidade de ingredientes que incrementam o prato: embutidos, como presunto, bacon ou calabresa, queijos gordurosos e creme de leite podem levar o número de calorias às alturas.
Crie maneiras diferentes para consumir as massas
Procure variar sua dieta e mudar o jeito que você costuma consumir as massas. Além da tradicional combinação de massas e molhos, existe uma grande variedade de pratos que podem ser criados com macarrão.
As massas simples de tamanho pequeno, como o parafuso, o penne e a gravatinha são ótimos complementos para saladas. Macios e saborosos, os macarrões podem ser misturados com folhas verdes, vegetais cozidos e conservas.
Aposte no macarrão também como um acompanhamento da sua refeição. Em vez de consumir apenas a massa como prato principal, você pode reduzir a porção do alimento e combiná-lo com carnes magras, como frango ou peixe grelhado.
Outra opção saborosa para saborear as massas é levá-las ao forno. A única restrição desse tipo de preparo é a quantidade de queijo que será utilizada para gratinar. Prefira queijos brancos e lights e não exagere na porção para não aumentar o número de calorias do prato.
Além de variar a sua alimentação, essas são maneiras de deixar seu prato ainda mais colorido e ingerir todos os nutrientes que seu organismo necessita para se manter saudável.
As massas e as calorias
Confira essa lista de pratos em suas versões tradicionais e em opções lights. Comparando o número de calorias, você verá que é possível investir em uma alimentação saudável sem precisar se privar dos seus pratos favoritos.
Pratos lights
Lasanha vegetariana – 210 calorias*
Macarrão ao sugo – 274 calorias*
Macarrão à bolonhesa – 302 calorias*
Penne com brócolis e alho-poró – 283 calorias*
Pratos calóricos
Macarrão parisiense – 438 calorias*
Lasanha à bolonhesa – 439 calorias*
Macarrão ao molho quatro queijos – 613 calorias*
Nhoque recheado com molho vermelho – 480 calorias*
* Todos os valores são aproximados e correspondem a porções de 200 gramas.
Receitas de massas leves para aproveitar o verão
Aproveite a chegada da estação mais quente do ano e aposte no macarrão como uma refeição rápida, prática e leve. Aqui nós separamos três opções saborosas para você variar seu cardápio. Essas e muitas outras receitas você pode encontrar no Tudo Gostoso.
Ingredientes:
  • 1/2 xícara de chá de cogumelos secos
  • 1/2 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 3 xícaras de chá de molho branco
  • 250 g de macarrão
  • Sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em 3 litros de água; quando alcançar o ponto desejado, escorra e reserve. Coloque os cogumelos em 1/2 xícara de chá de água quente e reserve. Leve ao fogo, em uma panela, a margarina light e a cebola para refogar. Adicione os cogumelos com a água e deixe cozinhar até levantar fervura. Acrescente, aos poucos, o molho branco e deixe aquecer bem. Experimente o sal. Coloque o macarrão já cozido em uma tigela e adicione o molho. Sirva em seguida.
Ingredientes:
  • 300 g de espaguete integral
  • 1 colher de margarina light sem sal
  • 1 dente de alho bem picado
  • 1 cebola média picada
  • 2 abobrinhas pequenas picadas
  • 7 azeitonas picadas
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 600 g de carne de sobrecoxa de frango cortada em cubinhos
  • 2 cubinhos de caldo de frango
  • 1 cubinho de caldo de tomate
  • 7 tomates médios picados
  • 1 colher de chá de orégano
  • 250 mL de água
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Louro em pó a gosto
Modo de preparo:
Ingredientes:
  • 2 berinjelas médias cortadas no comprimento e grelhadas
  • 6 a 8 folhas de massa de lasanha "direto forno"
  • 1 pote de queijo cottage ou queijo minas bem picado
  • 250 g peito de peru light
  • 1 lata creme de leite light
  • 1/2 lata de molho de tomate
  • 150 mussarela light picada ou ralada
Modo de preparo:
Misture o creme de leite com o molho de tomate e reserve. Em um refratário, coloque um pouco de molho no fundo e metade das folhas da massa da lasanha. Alterne com a berinjela, o queijo cottage e o peito de peru. Coloque mais molho e faça outra camada de berinjela, o queijo cottage e o peito de peru. Continue montando as camadas dessa maneira até terminar. Na última camada, antes de finalizar com o molho, coloque as outras folhas da massa da lasanha e o restante do molho por cima. Salpique a mussarela e leve ao forno para gratinar. Sirva assim que a lasanha estiver dourada.
Mais dicas para aproveitar as massas na dieta

  • Sempre que possível, escolha massas e vegetais frescos para preparar um prato ainda mais saboroso;
  • Para refogar os ingredientes que vão acompanhar a massa, prefira utilizar água em vez de manteiga ou margarina. Caso precise acrescentar óleo, use o mínimo possível;
  • No preparo de molhos cremosos, prefira o leite desnatado no lugar do leite integral e, caso seja necessário adicionar creme de leite ou requeijão, use porções pequenas das versões lights desses produtos ou substitua por ricota ou iogurte natural;
  • Aposte em ingredientes diferentes para incrementar sua receita: nozes, cogumelos, alcachofra, frutos do mar e grãos são ótimas opções;
  • Molhos à base de iogurte são muito saudáveis e combinam perfeitamente com saladas feitas com macarrão. Se o prato for servido bem gelado, é uma ótima opção para o verão;
  • Na hora de consumir as massas, procure maneirar nos temperos como o azeite e o queijo ralado.


Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário