sábado, 7 de abril de 2012

Euforia x pressão: Vasco e Flamengo buscam vaga nas semis da Taça Rio

Enquanto São Januário vive alegria por classificação para as oitavas da Libertadores, Ninho do Urubu ferve com crise após derrota para o Emelec.



É comum dizer que o clássico entre Vasco e Flamengo é sinônimo de rivalidade e equilíbrio. No duelo deste sábado, não há discussão sobre o primeiro elemento. Quanto ao segundo, há sim, uma desigualdade no que diz respeito ao ambiente das duas equipes. Enquanto São Januário vive momento de euforia, no Ninho do Urubu o clima é tenso e de extrema pressão. Entre a tranquilidade de um lado e a agonia do outro, está em jogo na noite deste sábado, no Engenhão, uma vaga antecipada na semifinal da Taça Rio. Dependendo de outros resultados da sétima rodada, o vencedor da partida pode celebrar o Domingo de Páscoa com a classificação assegurada.
O Vasco chega ao clássico motivado por garantir a classificação para as oitavas de final da Libertadores com uma rodada da antecedência. Depois de vencer por 2 a 1 o Alianza em Lima, a equipe comemorou o triunfo do Libertad sobre o Nacional do Uruguai pelo mesmo placar. Ninguém esconde o alívio e satisfação do resultado, que dá ao time cruz-maltino a tranquilidade de concentrar todas as suas atenções no clássico contra seu maior rival.
Além de deixar o Flamengo muito distante das oitavas de final da Libertadores, a derrota para o Emelec, quarta-feira passada, deixou o ambiente rubro-negro em ebulição. Depois de não conseguirem contato com os jogadores na volta da delegação do Equador, na manhã de quinta, alguns membros de torcidas organizadas foram ao Ninho do Urubu na manhã desta sexta e atiraram ovos e pipocas no ônibus que levava alguns atletas ao treino. O único titular no veículo era o goleiro Felipe. Os demais ficaram na concentração. À tarde, houve uma reunião entre a presidente Patricia Amorim, os jogadores e alguns vice-presidentes. O técnico Joel Santana não foi convidado. O tom da conversa foi de cobrança.  


Wagner dos Santos Rosa apita a partida, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O Premiere FC transmite para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.



header as escalações 2

Vasco: embora esteja em situação confortável no Grupo B, o Vasco vai com o que tem de melhor para o clássico contra o Flamengo. O objetivo é vencer o clássico, garantir a vaga na semifinal por antecipação e poupar jogadores na última rodada da fase de classificação, no próximo domingo. O técnico Cristóvão Borges deve optar pela seguinte formação: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva, Fabrício (Rodolfo) e Thiago Feltri; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Flamengo: depois da derrota para o Emelec, quarta-feira, Joel Santana não realizou nenhum treino técnico ou tático com os titulares. Com o time em situação delicada na Libertadores, muito perto da eliminação na primeira fase, o treinador pretende usar força máxima para tentar minimizar a crise e assegurar a classificação para a semifinal da Taça Rio. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Marcos González, Welinton e Junior Cesar; Muralha, Willians, Bottinelli e Ronaldinho; Deivid (Luiz Antonio) e Vagner Love.  


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: com um edema ósseo na perna esquerda, Dedé será desfalque por, no mínimo, três semanas. Juninho Pernambucano ainda se recupera de uma cirurgia dentária. Carlos Tenorio (ruputa do tendão de Aquiles do pé direito) e Kim (torção do joelho direito) são as outras ausências.


Flamengo: Joel não pode contar com Airton, Maldonado e David Braz, ainda vetados pelo departamento médico. O meia Renato recupera a forma física depois de uma cirurgia cardíaca.



header fique de olho 2

Vasco: a partir deste sábado o Vasco vai ter de se acostumar a viver sem Dedé. Uma das referências do time, o zagueiro está machucado e vai dar lugar a Fabrício ou Rodolfo. Seja quem for o escolhido por Cristóvão Borges, terá a responsabilidade de substituir um ídolo.

Flamengo: a dupla de zagueiros formada por Marcos González e Welinton não vive bom momento. Nos dois últimos jogos, quatro gols sofridos. Foram três contra o Emelec e um contra o Bangu. 



header o que eles disseram


Cristóvão Borges, técnico do Vasco: "A partida é muito importante porque vale a nossa classificação. Além de tudo, é um duelo contra o Flamengo, um clássico de tradição e rivalidade. É sempre motivante, e vamos com tudo pra conseguir a vitória."



Felipe, goleiro do Flamengo: "A coisa já está ruim. Se não vencermos (o Vasco), vai ficar pior. Estamos com um pé no inferno. É difícil ter tranquilidade e paciência. Representar essa camisa é o que está faltando, estamos deixando a desejar."


header números e curiosidades



* O Flamengo tem levado vantagem sobre o Vasco recentemente. Nas últimas 21 partidas, venceu nove vezes. Foram quatro vitórias vascaínas e oito empates. Neste século, Flamengo e Vasco se enfrentaram 44 vezes. A vantagem também é rubro-negra. Foram 17 vitórias, contra 15 triunfos do Vasco e 12 empates.

* Será a sétima vez que Vasco e Flamengo vão se enfrentar no Engenhão. Até aqui, uma vitória para cada lado e quatro empates. 


* O Vasco disputou 20 clássicos estaduais no Engenhão. Foram seis vitórias, nove empates e cinco derrotas.

* O Flamengo tem bom retrospecto em clássicos estaduais no Engenhão. Em 20 partidas, foram seis vitórias, 13 empates e apenas uma derrota. Esta justamente para o Vasco, por 2 a 1, na semifinal da Taça Guanabara deste ano.
header último confronto v2
Vasco e Flamengo reeditam uma das semifinais da Taça Guanabara deste ano. Na oportunidade, no dia 22 de fevereiro, os vascaínos venceram os rubro-negros de virada por 2 a 1. Vagner Love abriu o placar para o Fla, mas Alecsandro e Diego Souza resolveram e colocaram o Cruz-Maltino na decisão contra o Fluminense. 




Clique e assista a outros vídeos deVasco e Flamengo


Fonte: Globo Esporte

0 comentários:

Postar um comentário