quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fortes terremotos assustam moradores da Indonésia

Assombrada pelo tsunami de 2004, população da província de Aceh entra em desespero após tremores de 8,6 e 8,2 graus.



Dois fortes terremotos assustaram a população da Indonésia nesta quarta-feira, provocando alertas de tsunami e levando centenas de moradores a correr para regiões mais altas. Não houve sinais de ondas gigantes nem informações sobre mortes e danos, e após algumas horas os alertas foram retirados.

Foto: AFP
Moradores se assustam após forte tremor na região norte da ilha de Sumatra
Mulheres e crianças choravam nas ruas da província de Aceh, onde ainda é forte a lembrança do tsunami de 2004, que deixou 170 mil mortos no local e quase 230 mil no total de países atingidos. Com medo, a população deixou prédios e casas procurando desesperadamente por seus familiares.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o primeiro terremoto teve 8,6 graus de magnitude e epicentro a cerca de 435 km da capital da província. O tremor provocou um alerta de tsunami para todos os países banhados pelo Oceano Índico. A única onda provocada, porém, teve altura de no máximo 80 centímetros.
Mas justamente quando os moradores começavam a respirar aliviados, um novo terremoto, desta vez com 8,2 graus de magnitude, foi registrado e outro alerta de tsunami foi emitido. Novamente, não houve danos ou vítimas.
Os tremores foram sentidos na Malásia, Cingapura, Tailândia, Bangladesh e Índia. Mas apenas as ruas de Aceh foram palco do caos: pacientes de hospitais chegaram a deixar suas camas com medo do terremoto, e horas depois centenas continuavam para fora dos prédios e casas, temendo mais abalos secundários.
A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria de baixa magnitude. O tremor desta quarta-feira foi tão forte que chegou a ser sentido em outros países como Malásia, Cingapura, Tailândia, Bangladesh e Índia.

0 comentários:

Postar um comentário