quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Consumir uma maçã por dia contribui para a saúde do coração

Um novo estudo realizado na Ohio State University aponta que ingerir maçãs diariamente pode melhorar a saúde cardíaca de adultos em apenas um mês. A pesquisa mostrou que aqueles que consumiram uma maçã por dia ao longo de quatro semanas diminuíram os níveis de colesterol ruim no sangue em 40%, prevenindo o risco de enrijecimento das artérias e, consequentemente, demais problemas cardíacos.



Fonte: Thinkstock

Para avaliar a eficácia da fruta, os pesquisadores também administraram cápsulas contendo polifenois – um tipo de antioxidante encontrado nas maçãs – que mostraram um efeito similar, mas não tão poderoso.
Robert DiSilvestro, o pesquisador que coordenou o estudo, declarou, de acordo com o jornal britânico Daily Mail: “Conseguimos um efeito incrível contra o LDL com apenas uma maçã por dia durante quatro semanas”. Segundo o pesquisador, os efeitos da maçã mostraram resultados melhores do que outros alimentos antioxidantes estudados anteriormente, como o chá verde e o extrato de tomate.
Para realizar o estudo, os cientistas recrutaram adultos saudáveis, não fumantes, com idades entre 40 e 60 anos, que tinham um histórico de consumo de maçãs menor do que duas vezes ao mês e que não ingeriam qualquer suplemento que contivesse polifenois.
Ao todo, 16 participantes ingeriram maçãs por quatro semanas, 17 tomaram cápsulas com 194 miligramas de polifenois pelo mesmo período e 18 tomaram um placebo sem qualquer polifenol. Nenhuma alteração foi encontrada no grupo que tomou os placebos.
O estudo foi promovido pela indústria americana de maçãs e foi publicado no periódico Journal of Functional Foods.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário