terça-feira, 30 de outubro de 2012

Apagão no Nordeste e Norte teve falha humana, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou hoje que houve falha humana no incidente que gerou o apagão que atingiu Estados do Nordeste e do Norte na madrugada da última sexta-feira (26). "Tem falha humana, sem dúvida nenhuma.

No caso do último apagão, de uma proteção de um equipamento que não foi devidamente programada", afirmou. Hubner descartou, porém, que a falha tenha sido intencional. "Não acredito nisso."

Hubner afirmou que o governo está buscando formas para coibir a ocorrência de novas falhas como essa. "O sistema brasileiro, sendo tão sofisticado, tem que ter um nível de cobertura em termos de procedimento. Não pode a ação de um elemento qualquer causar um defeito. Temos que ter proteções e é isso que vamos buscar."

O diretor destacou, porém, que as causas do incidente só devem ser conhecidas após a conclusão do Relatório de Análise de Proteção (Rap) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "A gente entende que isso não pode acontecer no sistema brasileiro. Tivemos um conjunto de falhas, já bem detectadas, tanto de procedimentos, operacionais e falha humana, e isso vai ter que ser tudo corrigido. Estamos vendo ações para que isso não aconteça mais."
Tarifas
Hubner confirmou que as novas tarifas para concessionárias de geração e transmissão que apresentaram pedido para renovar as concessões serão conhecidas na próxima quinta-feira (1). As tarifas e indenizações serão detalhadas por empresa e sairão por meio de portaria do Ministério de Minas e Energia, a ser publicada na edição desta quinta-feira no Diário Oficial da União.

0 comentários:

Postar um comentário