terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exército da Nigéria mata 24 supostos terroristas após onda de ataques


O exército da Nigéria informou nesta terça-feira que matou 24 supostos membros do grupo radical Boko Haram, após repelir uma onda de ataques na cidade de Maiduguri, reduto dos militantes terroristas.


"Supostos terroristas do Boko Haram cometeram ataques com lança-granadas, artefatos explosivos improvisados e disparos em diferentes lugares de Maiduguri na segunda-feira pela noite", afirmou o porta-voz do exército na região, o tenente-coronel Sagir Moussa.
AP
Imagem mostra prédios danificados em Maiduguri, palco de combates entre o exército nigeriano e militantes do Boko Haram (arquivo)
Até quinze explosões atingiram a cidade, o que obrigou muitos moradores a buscarem refúgio, embora não tenha sido registrado mortes de militares ou civis, informou Moussa.
Na operação contra os islamitas, o exército apreendeu diversas armas, incluídos sete fuzis AK-47 e uma metralhadora. Antes das explosões, pistoleiros suspeitos de serem membros do Boko Haram assassinaram um policial em Maiduguri.
Boko Haram, que significa em um dialeto local "a educação não islâmica é pecado", luta para impor a lei islâmica no país africano, de maioria muçulmana no norte e preponderância cristã no sul.
Desde 2009, quando a polícia matou o líder do Boko Haram, Mohammed Yousef, os radicais iniciaram uma sangrenta campanha que já deixou 1.400 mortos, segundo a organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW).
Com cerca de 170 milhões de habitantes divididos por mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, o país mais populoso da África, sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.

0 comentários:

Postar um comentário