segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Na Carolina do Norte, eleitores afro-americanos demonstram indecisão sobre Obama

Em 2008, a forte participação de apoiadores de Barack Obama, em sua grande maioria afro-americanos, foi considerada crucial na transformação da Carolina do Norte em um estado democrata pela primeira vez em décadas, contribuindo para a sua vitória final.


Para que isso aconteça novamente, o presidente precisaria que esse comportamento dos eleitores afro-americanos se repetisse em todo o estado. Mas os tempos mudaram.


O entusiasmo é baixo, o desemprego é alto. E alguns pastores afro-americanos socialmente conservadores da Carolina do Norte, onde os eleitores passaram um referendo contra o casamento e a união civil entre homossexuais em maio, permanecem preocupados por Obama ter apoiado o casamento entre pessoas do mesmo sexo este ano.

"Quando eu votei para Obama na eleição anterior, para mim ele era o candidato que mais se adequava aos meus valores", disse o reverendo Dr. John H. Grant, 58, um pastor batista afro-americano de Asheville, Carolina do Norte. "Agora, eu estou muito indeciso".


Em 2008, Obama recebeu 95% dos votos dos afro-americanos do país, e na Carolina do Norte, praticamente toda mulher afro-americana votou para Obama, junto com 87% dos homens afro-americanos, de acordo com pesquisas.
Em recentes pesquisas nacionais, Obama está liderando a disputa contra Mitt Romney, o adversário republicano, pelo menos entre os afro-americanos.
Uma pesquisa New York Times / CBS News realizada no mês passado mostrou que 94% dos prováveis eleitores afro-americanos apoiariam Obama, em comparação a 6% que disseram que votariam para Romney. E a intensidade do apoio a Obama aumentou, com quase nove em cada 10 eleitores afro-americanos dizendo que "apoiariam" ele.
Mas ainda não está claro qual o efeito que os recentes desenvolvimentos locais terão entre os afro-americanos da Carolina do Norte, onde uma pequena queda no apoio de um eleitorado pode ter um impacto descomunal.
Alguns eleitores afro-americanos disseram que estão indecisos este ano.
Dawrence Hutley opera um carrinho de comida na rua principal de Raleigh, Carolina do Norte, que fica no meio do caminho entre a sede da campanha de Obama no Estado, de um lado da cidade, e sua base de voluntários, do outro. Mas mesmo à medida que trabalha na mira do esforço democrata para ganhar este crucial estado, Hutley, um eleitor afro-americano independente, está indeciso.
"Como sou um proprietário de um pequeno negócio, eu gosto do que Romney diz sobre os impostos, mas também faço parte da classe média, e isso faz com que eu ouça o que Barack Obama está dizendo", disse Hutley, de 30 anos.
Por Susan Saulny

0 comentários:

Postar um comentário