sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Feira do Empreendedor ajuda a abrir negócio na hora e ensina a montar loja


Começou nesta quinta-feira (25) a Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa), no Expo Center Norte, em São Paulo. Até o próximo domingo (28), os visitantes poderão aproveitar a feira para se formalizar como empreendedores individuais e dar o pontapé inicial para a abertura da empresa, com o auxílio de escritórios de contabilidade, advogados e consultores de negócios.


Para quem pretende abrir um comércio, o Sebrae-SP criou um espaço modelo onde são oferecidas dicas para montar uma loja. Os conceitos também podem ser aplicados por varejistas que já possuem ponto comercial, mas querem melhorar o negócio. O consultor do Sebrae-SP Gustavo Carrer acompanhou a equipe do UOL no evento e listou as principais orientações para os empreendedores.

A vitrine da loja, segundo Carrer, é a principal ferramenta de marketing do empresário. Ela deve ser abastecida com o que a loja tem de diferente e não, necessariamente, com as mercadorias mais vendidas. “Itens demais polui a vitrine. Ela deve contar apenas com a melhor amostra, o produto que representa a tendência da estação”, diz. Confira mais dicas na galeria de imagem abaixo.



Fachada, organização do espaço interno, tecnologia e som ambiente também tiveram destaque dentro da loja modelo. “A ideia é levar o conhecimento de forma lúdica ao empreendedor. O conceito trabalhado apenas em palestras, às vezes, não vai para a prática”, afirma o consultor.

A microempresária Antonia Mangone, 50, dona de um varejo de moda feminina na Zona Norte de São Paulo (SP), planeja aplicar ao seu negócio algumas das dicas apresentadas na loja modelo. “Gostei dos painéis decorativos que ficam atrás dos manequins. Quem está do lado de fora não vê a movimentação dentro da loja e mantém o foco na vitrine”, declara.

De acordo com o superintende do Sebrae-SP, Bruno Caetano, os conceitos mostrados na Feira do Empreendedor serão o ponto de partida para a loja modelo itinerante.

No projeto, previsto para ter início no primeiro trimestre de 2013, uma loja montada em um caminhão percorrerá as cidades do interior paulista levando instruções para os empreendedores. “Queremos mostrar aos empresários que montar uma loja como esta não é caro”, diz. A loja montada na Feira do Empreendedor tem 90 m2 e foi orçada em R$ 80 mil, excluindo o estoque.

Serviço

Data: de 25 a 28 de outubro
Horário: 13h às 20h
Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, nº 333, Vila Guilherme)
Entrada: Gratuita. Interessados podem evitar filas fazendo o credenciamento antecipado pelo site http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

0 comentários:

Postar um comentário