quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Agência divulga mensagem de Fidel Castro em meio a boatos sobre morte


A agência estatal de Cuba emitiu, nesta quinta-feira, uma suposta mensagem de Fidel Castro em meio ao crescimento de boatos sobre a morte do líder comunista - ele não é visto em público desde março deste ano, quando recebeu o papa Bento 16 em Havana. Não foi divulgada nenhuma imagem nova de Castro, atualmente com 86 anos.

AP
Foto divulgada pelo Osservatore Romano, jornal do Vaticano, mostra papa Bento 16 com o líder cubano Fidel Castro em Havana (arquivo)
Segundo a mensagem, ele teria elogiado a Academia de Medicina cubana, que completa 50 anos nesta quarta-feira, e recordado o aniversário do episódio conhecido como Crise dos Mísseis, que envolveu Cuba, Estados Unidos e União Soviética, em outubro de 1962.
Desde o início de junho, Fidel não escreve suas tradicionais colunas no jornal estatal Granma. Para colaborar ainda mais com os boatos sobre seu estado de saúde debilitado, o líder comunista deixou de emitir alguma mensagem felicitando Hugo Chávez pela vitória nas eleições presidenciais realizadas há duas semanas na Venezuela.
No dia 13 deste mês, Alex Castro Soto del Valle, filho do líder cubano, afirmou, em declarações reproduzidas pela mídia local, que seu pai "está bem" de saúde e mantém sua rotina.
O comandante "apresenta bom estado de saúde, cumpre suas atividades diárias, faz exercícios, lê e se mantém bem", disse Soto del Valle, em Guantánamo, extremo leste de Cuba, ao apresentar a exposição A Face da História , com 17 fotos que tirou de seu pai de 2010 até hoje.
Em 2006, Fidel Castro foi submetido a uma complicada cirugia gastrointestinal e nunca se recuperou completamente. Em 2008, seu irmão Raul Castro assumiu oficialmente o governo cubano.
Com CNN

1 comentários:

Bom dia Emanuela.Sou Hélio Ludovico, de Mceió - Alagoas. Que bom ter um programa assim que nos faz lembrar dos nossos grandes momentos que não voltam mais. Lembranças tão boas e que não faz tão bem recordar esses momentos felizes. Gostaria muito de ouvir a música sonhos com Peninha, uma música que me traz muita saudade. Quero oferece-la integralmente a Juliana Oliveira que foi o grande amor da minha vida e foi embora pra Fortaleza/Ceará e já faz 1o anos que perdemos todo o contato. Se estiver ouvindo a rádio vai lembrar muito dos momentos que vivemos juntos e tanto ouvimos essa música. Tanta saudade. Beijo.

Postar um comentário