quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vontade de doce? A culpa pode ser do gene CD36

Existem pessoas que estão sempre com vontade de comer um doce ou mesmo comidas mais gordurosas. Essa preferência quase que involuntária pode ser causada pela presença de um gene particular chamado CD36, como foi revelado numa pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Fonte: Thinkstock

No estudo, constatou-se que há uma ligação entre o receptor CD36 e a ânsia por comida. Mais especificamente, ele é o receptor que dá origem ao desejo por alimentos gordurosos como chocolates, sorvetes e refeições compostas com manteiga, creme de leite, etc.

Os receptores CD36 estão localizados sobre a língua das pessoas, ajudando na detecção de gordura no alimento. O estudo indicou que quem possuía mais CD36 era oito vezes mais sensível à presença de gordura, possuindo mais chances de se entregar as delícias mais “engordativas” do que aqueles que produziram 50% menos da proteína.

Através dessa descoberta, os pesquisadores estão esperançosos de que elas contribuam a detectar novas formas de tratar distúrbios alimentares. Acredita-se que cerca de 20% das pessoas obesas têm menor nível do gene receptor CD36, o que os tornam mais propensos em exagerar nas refeições gordurosas.

Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário