terça-feira, 16 de outubro de 2012

Apenas 10 minutos de soneca vão deixar você mais alerta


Você é daqueles que adoram tirar uma sonequinha depois do almoço? De acordo com uma pesquisa publicada pelo site PubLMed, dar uma cochilada faz bem, especialmente se você cronometrar o seu tempo de descanso.


Durante o estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Flinders, na Austrália, os cientistas avaliaram 24 indivíduos jovens que dormiam bem à noite e não costumavam tirar sonecas durante o dia.
Os participantes cochilaram por períodos de 5, 10, 20 e 30 minutos, sendo avaliados durante 3 horas após as sonecas e tendo os seus desempenhos comparados aos de um grupo de controle, que não dormiu durante o dia.

Sesta cronometrada

Os resultados mostraram que cochilos de apenas 5 minutos oferecem poucos benefícios quando comparados a não tirar cochilo nenhum. Entretanto, as sonecas de 10 minutos produzem resultados imediatos, aumentando o desempenho cognitivo, o vigor, diminuindo o cansaço etc., além de manter tais benefícios durante 155 minutos após o despertar.
Os cochilos de 20 e 30 minutos também oferecem alguns benefícios, apesar de menos imediatos e com durações mais curtas. Além disso, prolongar demais a sonequinha pode, na verdade, nos deixar mais letárgicos.
Segundo os pesquisadores, a quantidade de sono exata para cada um pode variar um pouco, e basta você prestar atenção em como se sente depois de acordar para ter uma ideia de qual é a medida certa para você. Entretanto, quando for tirar um cochilo, não se esqueça de cronometrar o tempo, e tenha um bom descanso.
Fontes: PubLMed e lifehacker.
Via Tecmundo e TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário