terça-feira, 4 de junho de 2013

Incêndio em abatedouro de aves deixa 119 mortos na China

Um incêndio atingiu um abatedouro de aves e deixou ao menos 119 mortos ontem no nordeste da China , informaram autoridades e a imprensa estatal. Outras dezenas ficaram feridas no incêndio, que começou pouco depois do amanhecer perto de Dehui, na província de Jilin.

Segundo a agência estatal Xinhua, as chamas foram provocadas por três explosões. O corpo de bombeiros da província em seu microblog atribuiu as explosões a um vazamento de amoníaco, gás que é mantido sob pressão, como parte do sistema de refrigeração em instalações onde se processa carne.
Reuters
Fumaça é vista no local de um abatedouro de aves em Dehui, província de Jilin

O incêndio foi um dos piores desastres industriais a atingir a China nos últimos anos, com o maior número de mortos desde o desabamento de uma mina em setembro de 2008 que ceifou 281 vidas.
A televisão estatal CCTV citou trabalhadores não identificados dizendo que o incêndio teve início durante uma troca de turnos em uma sala trancada no momento em que 350 trabalhadores estavam no abatedouro, propriedade de Jilin Baoyuanfeng Poultry Co.
Não ficou claro quantos trabalhadores haviam sido contabilizados e uma autoridade do governo provincial afirmou, sob condição de anonimato, que esperava que o número de mortos se elevasse à medida em que mais corpos fossem recuperados do edifício.
O interior "complicado" da instalação, as saídas estreitas e o portão trancado tornaram a fuga difícil para os trabalhadores, disse um dos sobreviventes à agência Xinhua.
Alguns empregados acionaram o alarme pouco depois do início do turno às 6h, e em seguida, as luzes se apagaram, aumentando o pânico enquanto trabalhadores corriam para encontrar a saída. "Quando eu finalmente consegui sair e olhei para trás, vi chamas muito altas", disse Wang Fengya, 44 anos, à agência Xinhua.
Outro trabalhador, Guo Yan, 39 anos, disse que a saída de emergência em sua estação de trabalho estava emperrada e que ela foi jogada no chão enquanto trabalhadores tentavam sair desesperados por uma porta lateral. "Eu só podia rastejar para frente", disse Guo. "Eu trabalho ao lado de uma senhora e uma jovem, mas não sei se elas sobreviveram ou não."
O incêndio deixou 119 mortos e 54 feridos estavam sendo tratados em hospitais, informou o governo da província em seu microblog. Por volta do fim da tarde, as chamas foram controladas por cerca de 500 bombeiros, e corpos foram recuperados de prédios carbonizados.
A tragédia destaca a falta de padrões de segurança em muitos locais de trabalho na China, apesar do esforço por melhorias através de inspeções regulares e multas.
A população recorreu às redes sociais para expressar sua revolta. "Esse lugar nunca foi inspecionado regularmente pelas autoridades de combate a incêndios?", escreveu um usuário do Sina Weibo, popular serviço de microblogs do país, similar ao Twitter.
"Autoridades de primeiro escalão têm de ser demitidas por causa disso", escreveu outro. Segundo a Xinhua, parentes das vítimas se reuniram do lado de fora do matadouro para "exigir que o governo investigue e anuncie a causa do acidente o mais rápido possível".
Com AP e Reuters

0 comentários:

Postar um comentário