terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como era o Rio de Janeiro antes da colonização?

Fala-se em “Descobrimento do Brasil” — o que é bastante controverso. Diz-se que os portugueses aportaram nas belas terras de Vera Cruz. Mas será mesmo que aqueles célebres colonizadores europeus encontraram as mesmas paisagens que nós estamos acostumados a encontrar em cartões postais? Bem, descontando-se os recortes geográficos, cá entre nós: o litoral brasileiro devia trazer uma imagem bastante distinta à época.

Bem, no caso do Rio de Janeiro, por exemplo, já é possível ter uma ideia de como as coisas estavam há mais de 500 anos. Com uma mistura de fotografias aéreas e manipulações digitais — além de um extenso estudo de iluminação —, a Iluminata Produtora concebeu uma série de imagens em que a Cidade Maravilhosa se vê sumariamente libertada de seu usual mar de cimento.

Réveillon Solidário

A ideia surgiu após campanha da agência Script para o Metrô Rio no Ano Novo de 2013 e teve como objetivo enaltecer as belezas naturais da cidade. No lugar de prédios e construções variadas, há apenas a enorme mata fechada de uma floresta tropical — tal e qual aquela ocupada pelos índios tamoios há vários séculos. “No Réveillon Solidário você ajuda a deixar essa cidade tão maravilhosa quanto no dia em que ela nasceu”, dizia o título.
Entre as localidades “restauradas”, é possível encontrar o cartão postal mor da cidade, com o Pão de Açúcar e a enseada de Botafogo. Outra imagem mostra ainda as praias dos bairros Ipanema e Leblon — chamada pelos portugueses, à época, de “Costa Brava” ou “Praia Brava” —, com destaque ainda para o morro Dois Irmão, ao fundo. É possível ver ainda as pedras do Arpoador e também a entrada da lagoa Rodrigo de Freitas.
Fonte: MegaCurioso

0 comentários:

Postar um comentário