domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bola de fogo atravessa o céu do estado de São Paulo e cai no litoral

Na manhã de quarta-feira (12), mais aproximadamente às 6 horas do horário de Brasília, um objeto rasgou o céu do estado de São Paulo, aterrissando próximo do litoral e do município de Caraguatatuba. De acordo com os pesquisadores da BRAMON (Rede Brasileira de Observadores de Meteoros), o objeto atingiu a magnitude de -4.7 e entrou na atmosfera a 15 mil km/h.

O evento foi primeiramente detectado pela câmera allsky instalada na cidade de São Sebastião, no litoral paulista, e alguns segundos depois pela câmera localizada na cidade de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo. Até o momento, não houve qualquer registro de fragmentos remanescentes, porém, de acordo com o pesquisador Carlos Augusto de Pietro, ligado à BRAMON, o objeto possuía por volta de 25 quilos de massa. Veja o registro de uma das câmeras:

Não ficou claro que tipo de objeto é esse, sendo que provavelmente não se trata de lixo espacial. A densidade é similar à de um condrito carbonáceo CM, porém mais poroso. Os condritos carbonáceos apresentam elevado teor de carbono, normalmente na forma de grafite, além de carbonatos e compostos orgânicos, incluindo aminoácidos. Também podem conter água e minerais alterados pela água. Rochas desse tipo podem ter sido formadas no Sistema Solar exterior.
Fonte da imagem: Reprodução/Apollo11
Pelo mapa da trajetória podemos perceber que o objeto cortou a cidade de Caraguatatuba e provavelmente caiu no oceano perto do litoral (se tiver sobrevivido à entrada na atmosfera). De acordo com Pietro, a determinação do corpo parental ainda está em processo de análise e será divulgada em breve. Veja outro registro do evento:

A BRAMON tem por objetivo detectar e determinar possíveis eclipses e dispersões de meteoritos. A rede conta atualmente com quatro estações sincronizadas entre si, permitindo a triangulação e o acompanhamento dos meteoritos que entrarem no campo estabelecido. Somente no último mês, trajetos de seis bolas de fogo foram detectados no território brasileiro.
Fonte: MegaCurioso

0 comentários:

Postar um comentário