quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Marie Fredriksson

Marie Fredriksson (Össjö, 30 de Maio de 1958) é uma cantora e compositora sueca, vocalista da dupla Roxette ao lado de Per Gessle. Dona de uma bem sucedida carreira solo na Suécia, Marie alcançou ao lado de Per Gessle sucesso internacional a partir do fim dos anos 80, com seis canções no Billboard Hot 100.


Biografia


Marie Fredriksson nasceu em Össjö, Suécia, caçula de uma família de cinco filhos. Após seu nascimento, sua família mudou-se para a pequena cidade sueca de Östra Ljungby. Como sua família era pobre (ambos os pais eram obrigados a trabalhar) Marie costumava passar longos períodos sozinha. Foi durante este tempo a sós que ela desenvolveu um interesse em cantar, interpretando em pé na frente de um espelho. Juntamente com seus irmãos e vizinhos, Marie começou a tocar alguns instrumentos musicais e cantar. Sua mãe frequentemente lhe pedia que cantasse diante de seus amigos, que ficaram impressionados com o modo como a menina cantava, similar à performance de Olivia Newton-John.
O interesse pela música tornou-se mais forte na adolescência, quando ela descobriu artistas como Joni Mitchell, The Beatles e Deep Purple. Aos 17 anos, Marie matriculou-se em uma escola de música e passou a se apresentar em um teatro local. No entanto, ela achou a experiência incrivelmente chata, preferindo a emoção de uma audiência. Marie então se envolveu no teatro, e depois de se mudar para a cidade de Halmstad, ela se viu envolvida na cena da música local. Com a banda Strul, na qual cantava ao lado de seu namorado Stefans, eles tocaram em festivais locais e até gravaram um single. Após o fim do Strul, Marie e um novo namorado, Martin Sternhuvsvud, formaram a banda MaMas Barn, chegando a gravar um álbum. Per Gessle, vocalista do famoso grupo sueco Gyllene Tider, dividiu um estúdio com Marie e ambos tornaram-se amigos. Gessle acreditava que Marie era muito talentosa para se "esconder" atrás de teclados em bandas locais, e por isso ele conseguiu uma audição para Marie com o seu produtor, Lasse Lindbom, figura famosa na Suécia. Impressionado com a voz de Marie, Lasse ofereceu-lhe um contrato.

Carreira solo: Het vind e Den Vågen sjunde

Lasse Lindbom pediu para que Marie gravasse um dueto com ele "Så nära nu", que a levou a se juntar ao grupo "The Lasse Lindbom Band". Per Gessle começou a incentivá-la para iniciar uma carreira solo e, quando Fredriksson finalmente aceitou, gravou seu primeiro álbum solo, Het Vind, produzido por Lindbom e lançado em 20 de setembro de 1984.
"Ännu doftar kärlek", primeiro single do álbum, foi um grande hit de rádio. O álbum recebeu críticas mistas. Um jornal escreveu: "É este o melhor que você pode fazer Marie?". A cantora saiu em turnê com a banda de Lasse Lindbom, pois ela não tinha auto-confiança suficiente para iniciar sua própria turnê. Lindbom, Marie, Gessle e Mats "MP" Persson começaram uma nova banda, chamada "Spännande Ostar", que excursionou por um curto período de tempo em alguns clubes. Em 1985, Marie e Lindbom passaram uma temporada nas Ilhas Canárias, onde escreveram canções para o segundo álbum solo de Marie, gravado na Suécia.
O álbum foi lançado em 1986, sob o nome Den Sjunde Vågen. "Den bästa dagen" e "Silver i din hand" foram lançadas como singles, e o álbum foi um grande sucesso, dando a Marie o incentivo que faltava para iniciar sua turnê solo.


O início do Roxette e Efter stormen

Marie Fredriksson em 1987 na turnê "Rock Runt Riket".
Gessle e Marie discutiam a possibilidade de trabalhar juntos há anos. Fredriksson havia feito backing vocal em algumas canções da banda Gyllene Tider e em outros projetos dessa banda, incluindo uma tentativa do Gyllene Tider de lançar um álbum em inglês nos Estados Unidos. À época da formação do Roxette, Marie via sua carreira solo em ascensão na Suécia, enquanto Gessle - um ex-membro de uma boy band cuja carreira solo não estava indo bem - tinha pouca receptividade em seus trabalhos solo. Amigos e pessoas da indústria eram céticos em relação à ideia de Marie colaborando com Gessle. A ideia de ambos era formar uma dupla, cantando em inglês e tentando obter algum sucesso na Europa.

Em 1986, ela decidiu se aliar à Gessle sob o nome Roxette - mesmo nome que a banda Gyllene Tider tinha usado quando tentaram lançar seu álbum The Heartland Café nos Estados Unidos. Seu primeiro single "Neverending Love" foi um sucesso na Suécia, e o álbum de estreia do Roxette, Pearls of Passion, além de dar um alento à carreira de Per, consolidou Marie como uma artista de renome.

Em 1987, o recém-formado Roxette apresentou-se na turnê "Rock Runt Riket" em conjunto com ao Eva Dahlgren e Ratata. Nesse mesmo ano, Marie gravou seu terceiro álbum solo Efter Stormen. Mais uma vez, ela trabalhou junto com Lasse Lindbom, tanto como produtor quanto como compositor. O lançamento deste álbum foi seguido por outra turnê solo.

Em fevereiro de 1989, ela também gravou uma canção especialmente para uma série de televisão sueca. Chamada "Sparvöga", essa canção tornou-se um de seus maiores sucessos. Marie já era, então, uma das cantoras mais conhecidas da Suécia.


Sucesso internacional


Em 1989, a dupla voltou ao estúdio e gravou um segundo álbum, Look Sharp! que mais uma vez foi um grande sucesso na Suécia. No entanto, a dupla inesperadamente conseguiu chegar ao topo do Billboard Hot 100, principal ranking musical dos Estados Unidos, com o single "The Look", em abril de 1989. Quase de imediato, Gessle e Marie tornaram-se grandes artistas internacionais, que de repente viram-se viajando por todo o mundo, vendendo milhões de discos, e recebendo prêmios. Look Sharp! foi um grande sucesso, com mais duas canções além de "The Look" no top 10 do Billboard Hot 100 ("Listen to Your Heart" e "Dangerous").

Em 1990, Gessle foi abordado pela produtora Touchstone Pictures para escrever uma canção para o filme Uma Linda Mulher. Como não teve tempo para criar uma nova canção, ele re-editou uma antiga canção de Natal, "It Must Have Been Love", que foi incluída no filme, chegou ao topo das paradas musicais norte-americanas por 2 semanas em junho de 1990 e se tornou uma das canções mais conhecidas da dupla.

Em 1991, um terceiro álbum, Joyride, foi lançado, alcançando, assim como Look Sharp!, o certificado de álbum de platina pela RIAA. O lançamento do álbum foi seguido pela turnê "Join the Joyride World Tour 1991-92", com shows realizados em mais de 100 cidades. No entanto, após a turnê, nenhuma outra música lançada pelo Roxette conseguiu chegar ao top 10 do Billboard Hot 100 novamente.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário