quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fuja das gafes nas festas de confraternização da empresa


Sempre que o fim de ano se aproxima, algumas empresas organizam festas para celebrar mais um ano de muito trabalho e integrar seus funcionários. Nessas ocasiões, pessoas que convivem diariamente, saem da rotina e se encontram em um ambiente totalmente descontraído e tão diferente da formalidade do dia a dia, que faz com que algumas pessoas percam a noção e cometam excessos difíceis de contornar no dia seguinte, as típicas gafes das festas de confraternização das empresas.


Quem é que nunca ficou sabendo da mocinha que bebeu demais e subiu na mesa, ou do carinha que se empolgou e tentou paquerar a mulher do chefe? Existem casos realmente desastrosos que só aconteceram devido à falta de limites que costumam acontecer em tais comemorações.

fuja das gafes nas festas de confraternizacao da empresa Fuja das gafes nas festas de confraternização da empresa


O clima de comemoração é sempre convidativo, mas entre divertir-se e comportar-se, existe uma linha muito pequena, portanto, é necessário lembrar-se de que, mesmo em uma situação festiva, você pode estar sendo observada, o que já é motivo suficiente para não exagerar e nem cometer nenhum descuido, que dependendo da proporção, podem custar o seu emprego.

Leia as 10 dicas e saiba como aproveitar a festa da empresa sem virar o comentário do ano seguinte.

1 – Modere na bebida

Por se tratar de um evento adulto, as bebidas alcoólicas são liberadas e aí que mora o perigo. Conversa vai, conversa vem, copo vai e copo vem, em poucas horas você pode ter bebido muito além do que deveria, o que pode fazer com que você perca a timidez, exagere no tom da voz e cometa atitudes inadequadas das quais possa se arrepender depois. Se você for fraca para a bebida, passe longe dos drinks alcoólicos para não ter duas dores de cabeça no dia seguinte, a ressaca e o vexame.

2 – Abuse do bom senso na escolha do modelito

A roupa ideal para uma festa de confraternização da empresa é mais despojada do que aquela que você costuma trabalhar, mas ao mesmo tempo mais discreta do que aquela que você usaria em uma balada, por exemplo. Por isso, nada de micro saias, nem de decotes muito ousados e modelos extravagantes. Mesmo fora da empresa, a roupa que você usa diz muito sobre você, então pense bem na imagem que quer transmitir. Se a festa for em um sítio com piscina, pense duas vezes se vale a pena se expor para toda a empresa usando um biquíni e veja se além de você, outras pessoas estão pensando em usar a piscina.

3 – Observe a sua própria postura

Mesmo estando em uma festa, nunca se esqueça de que o que faz o ambiente são as pessoas, e como as pessoas são do seu convívio profissional, é imprescindível que você mantenha uma postura coerente e comportamento adequado. Evitar panelinhas e interagir com todas as pessoas da festa, inclusive com aquelas de outros departamentos, pode ser uma ótima maneira de fortalecer o seu marketing pessoal.

4 – Nada de paquerar

E se aquele rapaz por quem você tem uma quedinha estiver livre, leve e solto na festa, o jeito é segurar a onda. Afinal, na festa da empresa, qualquer demonstração de excesso de afeto pode suscitar fofocas e comprometer o clima profissional de todos, por isso, escolha outro local para paquerar o gatinho, quem sabe em um happy hour depois do expediente.


5 – Atenção aos comentários

Você até pode aproveitar a festa para se aproximar dos seus superiores em um bate-papo mais descontraído, o que pode ser uma ótima chance de fazer com que eles te conheçam melhor, mas nada de falar mal dos colegas, aliás, fale de assuntos gerais, não só profissionais, e se tiver que falar de alguém, fale de você mesma, mas nada de confidências e nem de expor demais a sua vida pessoal.

6 – Coma com moderação

É muito mais elegante repetir duas ou três vezes do que servir-se em um prato completamente cheio de comida. Mais feio ainda é, depois de cometer esse exagero não conseguir comer tudo. Lembre-se sempre que todos estão observando e seja comedida na hora de se servir.

7 – Não exagere na pista

Aproveite a festa para dançar e se descontrair, mas procure não ousar demais nas coreografias, principalmente quando o ritmo for funk e axé, que tendem a ser mais sensuais e chamar mais atenção do que deveria, principalmente se houver algum colega que já exagerou na bebida dançando na pista, o que pode causar constrangimentos.

8 – Não leve convidados

A menos que o convite indique a possibilidade de levar o seu cônjuge, não leve convidados para a festa de confraternização da empresa. Além de ser um ambiente estritamente profissional, as empresas contratam os serviços para um número determinado de pessoas e o excedente pode fazer com que falte comida ou bebida. Fora isso, você terá que apresentar o seu convidado, que não faz parte da empresa, para aqueles que de fato foram convidados, gerando uma verdadeira saia justa.

9 – Atenção ao amigo secreto

Muitas empresas aproveitam a confraternização para realizar o amigo secreto. Na hora de escolher o presente, seja sensato. Nada de exagerar no valor do presente só porque tirou um chefe, a menos que queira ser reconhecida como puxa-saco por toda a empresa. Procure-se manter na margem de valor que geralmente é pré-estabelecida. Na hora de apresentar o seu amigo secreto, faça elogios profissionais e jamais humilhe ninguém na frente de todos os convidados.

10 – Participe da festa

Não pega bem faltar à festa de confraternização, a menos que seja por um motivo muito forte, como de saúde. Se você for convidado, participe, nem que seja apenas por algumas horas. Se a festa tiver um horário marcado, procure não atrasar. O mesmo vale para o dia seguinte, se houver expediente normal, programe-se para não perder a hora.



0 comentários:

Postar um comentário