sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Castelão é o primeiro estádio do Brasil pronto para a Copa 2014


Neste próximo domingo, o primeiro estádio da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, um ano depois, será entregue: a Arena Castelão, em Fortaleza. A inauguração está agendada para as 18 horas (de Brasília) e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do governador do estado, Cid Gomes, além de show do cantor e compositor cearense Raimundo Fagner.

A obra é fruto da primeira Parceria Público Privado (PPP) firmada pelo Governo do Ceará. A vencedora da concorrência pública, Arena Castelão, é uma empresa do Grupo Galvão que, além de executar as obras do estádio cearense, também irá operar o complexo multiuso por oito anos. O investimento total para construção e operação é de R$ 518 milhões, oriundos do BNDES e do Governo Estadual.

Entrega adiantada: de acordo com o contrato, o prazo para a entrega da obra seria no mês de abril de 2013. No entanto, conforme explica o presidente da Arena, Silvio Andrade, a PPP conseguiu acelerar os processos burocráticos envolvidos no negócio. “Nós executamos um ousado e eficiente planejamento de engenharia e o governo estadual apostou na alternativa econômica e administrativa mais viável para esta ação”, destaca Andrade.


Divulgação
Arena Castelão é o primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 e a Copa das Confederações 2013
Andrade acrescenta que a PPP oferece mais flexibilidade quando comparada a uma modalidade de contratação tradicional. “Nós conseguimos adotar na Arena Castelão todas as soluções de engenharia atendendo o padrão de qualidade necessário, exigido pela FIFA”, informa. Segundo ele, o contrato firmado previa a disponibilização de quatro marcos na obra e a antecipação dos serviços foi fator decisivo para a conquista do número de jogos que a Arena Castelão vai receber.

A obra chegou a movimentar mais de 2 mil colaboradores concomitantemente, em meio aos aproximadamente 188 mil metros quadrados do empreendimento. São 1.900 vagas de estacionamento e capacidade para mais de 64 mil espectadores. 

Jogos: Fortaleza foi anunciada como uma das seis sedes da Copa das Confederações 2013, ao lado de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Ao todo, a Arena Castelão possui nove jogos confirmados. Em 2014 serão seis disputas, onde três jogos serão com seleções cabeças de chave, destacando-se a Seleção Brasileira. Já na Copa das Confederações, três jogos terão a Arena Castelão como palco, sendo dois com seleções cabeça-de-chave, dentre elas o Brasil, e uma semifinal.

0 comentários:

Postar um comentário