sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Brasil está fora da corrida pelo Oscar de filme estrangeiro


O Brasil está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. O representante do país na disputa, " O Palhaço ", dirigido por Selton Mello , não entrou na lista de nove pré-selecionados divulgada nesta sexta-feira pela Academia.



Os cinco finalistas, assim como os indicados às outras categorias do prêmio mais importante do cinema mundial, serão conhecidos no dia 10 de janeiro.
Os filmes estrangeiros que avançam na disputa são: "Amor" , de Michael Haneke (Áustria), "War Witch", de Kim Nguyen (Canadá), "No" , de Pablo Larraín (Chile), "A Royal Affair" , de Nikolaj Arcel (Dinamarca), "Os Intocáveis" , de Olivier Nakache e Eric Toledano (França), "The Deep", de Baltasar Kormákur (Islândia), “Kon-Tiki", de Joachim Rønning e Espen Sandberg (Noruega), "Além das Montanhas" , de Cristian Mungiu (Romênia), e "Sister", de Ursula Meier (Suíça).
Em toda a história, o Brasil concorreu quatro vezes ao Oscar de filme estrangeiro, mas nunca ganhou. Os indicados foram "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que É Isso Companheiro" (1998) e "Central do Brasil" (1999). Em 2004, "Cidade de Deus" concorreu a quatro estatuetas, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles, mas não entrou na disputa de filme estrangeiro.

Os últimos indicados para representar o Brasil no Oscar foram "Tropa de Elite 2" (2012), "Lula, O Filho do Brasil" (2011), "Salve Geral" (2010), "Última Parada 174" (2009), "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", (2008) e "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2007). Nenhum deles passou para a última fase, que contempla os cinco concorrentes finais à estatueta.

Fonte: Último Segundo

0 comentários:

Postar um comentário