quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Após derrame, presidente do Iraque é transferido para Alemanha


O presidente do Iraque, Jalal Talabani, chegou à Alemanha para continuar seu tratamento médico em consequência de um acidente vascular cerebral sofrido nesta semana. O ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, divulgou nota dizendo que Talabani, um curdo de 79 anos com grande experiência na mediação de conflitos em seu país, já está na Alemanha.


Fontes disseram à Reuters que Talibani foi internado no hospital universitário Charité, em Berlim. Uma Mercedes preta com placas diplomáticas do Iraque foi vista na manhã desta quinta-feira deixando o campus Virchow do Charité.

"Posso confirmar que o presidente iraquiano Talabani está na Alemanha para tratamento médico", disse Westerwelle. "Desejo-lhe uma recuperação rápida e plena."
Talabani foi internado na segunda-feira à noite em um hospital de Bagdá, e seu gabinete havia informado anteriormente que seu estado de saúde melhorara e ele seria transferido para o exterior.

Não está claro se o veterano político poderá reassumir seu cargo, e sua eventual incapacitação pode desatar uma turbulenta disputa sucessória.

Talabani foi designado presidente do Iraque em abril de 2005, dois anos depois da queda de Saddam Hussein e depois de ter dedicado grande parte da vida à luta clandestina contra o 
poder central em Bagdá. Ele foi eleito em 2006 e reeleito em 2010 para um mandato de quatro anos.

Nos últimos anos, o presidente iraquiano teve vários problemas de saúde e passou por uma cirurgia cardíaca em 2008 nos Estados Unidos.

*Com Reuters e AFP

0 comentários:

Postar um comentário