quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Piloto de aeronave que derrapou em Congonhas recebe alta de UTI; jato é retirado do local


O piloto Michael Rumpf Gaail, 66, que estava no comando do avião que derrapou no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, no último domingo (11), recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Santa Paula nesta terça-feira (15).

IMAGEM REGISTRA MOMENTO DA QUEDA DE AVIÃO EM CONGONHAS



De acordo com Otávio Gebara, diretor clínico do hospital, o piloto teve traumatismo craniano, mas apresenta boa evolução clínica. A previsão é que Gaail permaneça internado para observação por pelo menos mais 24 horas.

O jato saiu de Florianópolis, em Santa Catarina, com dois tripulantes e um passageiro, e pousou em São Paulo às 17h20, quando escorregou na pista e só parou ao atingir o alambrado do aeroporto, a poucos metros da avenida dos Bandeirantes, importante e movimentada via da capital paulista.

O copiloto Rafael Martinetto Ferreira, 21, e a passageira Elaine Damaceno Rodrigues Gaail, 37, que estavam a bordo da aeronave, tiveram ferimentos leves.

A aeronave, que ficou no local por dois dias, foi retirada do local ontem por volta das 22h, de acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto de Congonhas. "Horário em que o trânsito na cidade estava mais tranquilo."

Investigação do acidente

As causas do acidente são investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que esteve no local na segunda (12) para a coleta de provas, bem como para ouvir a versão de testemunhas. Segundo a assessoria de imprensa do centro, não há prazo para a conclusão da investigação, que não terá caráter punitivo.

A Polícia Federal, que também esteve no local, instaurou inquérito policial para apurar as circunstâncias em que se deu o acidente, conforme artigo 261, parágrafo 3º (sinistro culposo em transporte aéreo) e 129 (lesão corporal) do Código Penal.

Os pilotos estão com a habilitação em dia, assim como aeronave PR-MRG, modelo Cessna, também estava em situação regular, conforme levantamento da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Rumpf possui licença de PLA (Piloto de Linha Aérea) desde 1996 e Ferreira tem a autorização de PC (Piloto Comercial) desde 2010.

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