domingo, 11 de novembro de 2012

Como organizar um chá de bebê


Não se sabe exatamente de onde ou como surgiu esta tradição e o nome “Chá de bebê”, mas existe opinião que o nome surgiu devido à verdadeira paixão, ou a necessidade nata das mulheres de se reunir para bater um papo “entre as meninas” e tomar um chazinho, para que a conversa se torne mais descontraída.



como organizar um cha de bebe Como organizar um chá de bebê
Foto: Thinkstock
O principal objetivo do evento é proporcionar um apoio emocional dos amigos a futura mamãe e presentear com os itens que ainda faltam para o enxoval do bebê.

Como algumas coisas do enxoval são muito pessoais e dependem muito do gosto de cada pessoa, foi inventada uma versão do Chá de Bebê, chamada de Chá de Fraldas, que é quando os amigos presenteiam apenas com fraldas e itens de higiene como algodão, lenços umedecidos, sabonetes, xampus e óleos corporais, evitando o trabalho e constrangimento de ir em lojas trocar alguns presentes.

Os futuros pais que estão no exterior, têm família ou amigos queridos longe e que não podem compartilhar esta felicidade, por exemplo, podem optar pelo Chá de Bebê Virtual. Esta versão do evento também pode ser uma ótima solução para as gravidas que por motivos da saúde são obrigadas a ficar de cama.

Para fazer o Chá de Bebê Virtual basta criar um blog e compartilhar notícias da gravidez, fotos e uma lista de presentes.

A festa do modo tradicional exige preparo e organização. Amigos e familiares podem ajudar ou a grávida pode fazer tudo sozinha se sentir disposta e preferir.

Passo a passo para organização do Chá de Bebê

  • Quando: É aconselhável planejar o evento entre o 6º ao 8º mês da gestação. A preferência geralmente é dada para os finais de semana depois do almoço ou um pouco mais tarde;
  • Número das pessoas: Definir convidados, prevendo seus possíveis acompanhantes e entrar em contato por telefone ou e-mail;
  • Local da festa: Escolher um espaço que seja suficiente para acomodar todos e que ofereça conforto para a futura mãe;
  • Comes e bebes: Escolher comidas e bebidas a serem servidas, dando preferência para lanches saudáveis que evitem qualquer mal estar da grávida;
  • Decoração: Escolher tema, as cores e organizar tudo mantendo a livre circulação das pessoas e o fácil acesso à comida. Para evitar bagunça, deixe lixeiras pequenas em alguns pontos estratégicos do ambiente;
  • Enxoval: Disponibilizar uma lista aos convidados do que gostaria de ganhar, cores, quantidades e tamanhos;
  • Jogos, atividades e música: Definir brincadeiras e separar materiais e outros itens necessários;
  • Lembrancinhas: Se possível crie uma lembrancinha para agradecer aos convidados pela presença. Evite miniaturas com o nome do seu filho impresso, por mais fofo que seja sempre irão para no fundo da gaveta ou lata do lixo. Pense em lembrancinhas comestíveis como um cupcake, uma latinha de cookies, biscoitos decorados ou em algo que seja útil;
  • Duração: O evento deve ter hora para acabar, durando em média de três a quatro horas para não deixar futura mamãe cansada demais.
É importante que a festa seja motivo de diversão e celebração e não de estresse. A futura mamãe deve compreender seus limites e os convidados devem ser sensíveis às necessidades dela.

0 comentários:

Postar um comentário