segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Limpeza da casa com bicarbonato de sódio

É comum no dia a dia, as donas de casa procurar produtos de limpeza que prometem a higienização de forma mais eficaz e rápida, afinal, nada melhor do que ter uma casa limpinha sem ter que destinar um dia inteiro para a limpeza. Para isso, marcas de produtos disponibilizam diversas opções com valores diferenciados nas gôndolas dos mercados.


limpeza da casa com bicarbonato de sodio Limpeza da casa com bicarbonato de sódio
Foto: Thinkstock

Embora esses produtos sejam realmente eficientes, contêm em sua fórmula compostos químicos que evaporam com muita facilidade, o que pode causar irritação na pele, olhos e dependendo do caso, comprometer até as vias respiratórias. Ainda mais em dias secos, é preciso redobrar a atenção para evitar as famosas alergias respiratórias.

Nesse caso, é preciso procurar meios naturais e menos prejudiciais à saúde para limpar os cômodos da casa. Para isso, uma boa opção é fazer a limpeza com bicarbonato de sódio.

Para o químico Mário Souza, “o bicarbonato de sódio substitui perfeitamente o uso da água sanitária e o detergente, que são itens que costumam irritar a pele das pessoas que possuem sensibilidade ao cloro e ao formaldeído”.

Souza diz que a substância absorve odores e é essencial para limpeza da cozinha e ambientes com muita gordura. “Mas assim como os demais produtos químicos, para fazer a limpeza diária é preciso utilizar luvas de proteção”, comenta o químico.

Algumas dicas

Para limpezas no forno, Souza recomenda fazer uma solução de água quente com uma pequena quantidade de bicarbonato. “É possível encontrar a substância em supermercados ou farmácias simples”, diz.
O ralo da pia entupiu com gordura? Nada melhor do que colocar uma colher de bicarbonato para aquecer junto com a água quente em uma chaleira simples e jogar a mistura no ralinho. Ele desentupirá em instantes.
Para higienizar o interior da geladeira, misture a substância com água e um pouco de sabão e passe com um paninho seco. Toda a sujeira facilmente sairá do eletrodoméstico.
Durante a preparação de almoço e jantares, é comum os alimentos grudarem no fundo e nas laterais das panelas. Para desgrudar, é simples: água quente e bicarbonato de sódio. Deixe agir por alguns minutos e depois, passe uma esponjinha com detergente que sua panela ficará limpinha em instantes.

Benefícios do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa

Objetos sem manchas: Além do componente ser ideal para higienizar superfícies da cozinha, banheiros e quartos, é recomendado para remover manchas nas panelas e nos utensílios domésticos. “Fazendo uma solução simples de água quente com o bicarbonato, é possível clarear tecidos, desengordurar pratos, copos e até mesmo as panelas utilizadas para fritar alimentos”, comenta o químico.

Limpeza de tapetes: Quer limpar o tapete da sala? Então misture o bicarbonato de sódio em 1 L de água e com uma vassoura, vá esfregando o tapete. Ele ficará limpinho e sem nenhum odor ruim, afinal, a substância também retira o cheiro de mofo contido no tecido.

Superfícies de inox: O inox é um material que mancha com muita facilidade, não é mesmo? Mas você pode higienizar com a substância e não terá problemas futuros. Para isso, misture o bicarbonato na água fervente e jogue sob a pia. Além de eliminar as bactérias, você terá uma pia mais limpa e claro, sem manchas.

Além desses benefícios, a substância também é recomendada para a limpeza de escovas dentais e pentes. “Fazendo a mistura com água quente, você terá objetos limpos com mais facilidade, além também do bicarbonato de sódio ter um preço bem mais acessível do que os produtos de limpeza convencionais”, finaliza o químico.



0 comentários:

Postar um comentário