quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lindomar Castilho


Lindomar Castilho, nome artístico de Lindomar Cabral (Santa Helena de Goiás, Goiás - 21 de janeiro de 1940), é um cantor e instrumentista brasileiro, mais conhecido pela música-baião "Chamarada" e pelo bolero "Você É Doida Demais", que se tornou conhecido pelo Brasil através da série Os Normais da Rede Globo. 


Outros de seus sucessos foram "Eu Amo A Sua Mãe" e o samba-canção "Tudo Tem A Ver".
O último CD gravado pelo cantor foi "Lindomar Castilho Ao Vivo", lançado pela Sony Music no ano 2000 no auge dos fenômenos musicais do brega e forró.

Primeiros anos

Lindomar Cabral nasceu no então distrito de Santa Helena, pertencente à Rio Verde, em Goiás. Mudando-se para Goiânia, entrou para a Faculdade de Direito e no ano de 1960 começa a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública do estado, após ter prestado concurso público, deixando a faculdade no segundo ano do curso.

Carreira

Sua entrada na música se deu através do convite feito pelo diretor musical da gravadora Copacabana, Diogo Mulero, que em uma reunião na casa do compositor e escritor Bariani Ortêncio ouviu Lindomar cantar. Prontamente Mulero o convida para gravar um disco e o sugere o nome artístico Lindomar Castilho, o qual adota em sua carreira. No final de 1962 Lindomar grava seu primeiro álbum, intitulado "Canções Que Não Se Esquecem".
Logo o cantor construiu uma carreira sólida cantando boleros e sambas-canções românticos, se tornando um dos maiores vendedores de disco no Brasil da década de 1970. Seus discos chegaram a ser lançados simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos.

Assassinato da esposa

Lindomar também ficou conhecido pelo fato de ter assassinado a segunda esposa (a primeira faleceu em um acidente de trânsito), a também cantora Eliane de Grammont. O crime ocorreu em 30 de março de 1981; na ocasião o casal já estava separado havia um ano.

Lindomar foi a uma bar onde a ex-esposa se apresentava ao lado de Carlos Randal, primo do ex-marido de Eliane. Lindomar desferiu cinco tiros da platéia em direção ao palco, sendo que um deles atingiu Eliane, a matando. Randal ficou ferido. Lindomar foi condenado pelo assassinato de Eliane e permaneceu 7 anos na prisão. Ainda enquanto preso gravou um disco com o título "Muralhas da Solidão" dentro da penitenciária goiana.
Atualmente retirado da vida musical, Lindomar vive sozinho em Goiás.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário