quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Calendário 'maluco' faz Pinheiros jogar três competições e nove jogos em 11 dias

O calendário do basquete sul-americano obrigará o Pinheiros a passar por uma verdadeira maratona. Em um intervalo de 11 dias, o time paulista fará nove jogos por três competições, terá que viajar ao interior de São Paulo e ainda encarar a adaptação a uma bola diferente em cada torneio. Tudo isso na semana em que fará sua estreia na 5ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB).



O Pinheiros estará em quadra em praticamente todos os dias entre 22 de novembro e 02 de dezembro, caso a série decisiva do Campeonato Paulista dure cinco jogos (ver quadro abaixo). As exceções são os dias 26, data em que retorna a São Paulo após enfrentar o São José fora de casa pela terceira partida da final do estadual, e 30 de novembro.

Além do Paulista, em que é o atual campeão, o Pinheiros terá na mesma semana as disputas das semifinais da Liga Sul-Americana de clubes, em quadrangular contra Flamengo, Brasília e Tiburones de Vargas (VEN), e sua estreia no NBB, contra o Joinville.

“Na minha carreira, nunca havia passado por uma situação como essa”, comentou o experiente técnico Cláudio Mortari, de 64 anos. “Já tinha jogado todos os dias, mas não com uma sequência de partidas tão decisivas”, completou.

A confusão no calendário surgiu após adiamento das semifinais da Liga Sul-Americana, marcadas inicialmente para ocorrer em Brasília. A mudança no calendário atrapalhou a definição das datas das finais do Campeonato Paulista e fez com que as duas competições encavalassem com o início do NBB.

“Está na hora de todos os envolvidos se sentarem e pensarem em um calendário unificado. CBB, Fiba Américas, Abasu, LNB. Ficou provado que isso não existe aqui no Brasil. Se você comparar com a Argentina, verá que eles estão disputando a liga deles e a Sul-Americana sem se desgastar tanto”, afirmou João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros.



Para complicar ainda mais a situação, o armador Fernando Penna e o técnico Cláudio Mortari pegaram hepatite A durante a disputa da fase anterior da Liga Sul-Americana, no Equador. E os jogadores ainda terão que se adaptar às diferentes bolas utilizadas em cada competição, sendo fornecidas pela Molten no torneio continental, pela Penalty no Paulista e pela Spalding no NBB.


“Brinco com meus jogadores que, felizmente, as três serão redondas. A coisa está colocada. Lamentar não vai nos adiantar de nada”, disse Mortari. “Temos que ver pelo lado positivo. Pelo menos estamos nas paradas. Conquistamos esse direito e somos privilegiados de ter essa oportunidade”.

A maratona do Pinheiros ainda pode ganhar uma extensão na semana seguinte. Caso obtenha a classificação para o quadrangular final da Liga Sul-Americana, o time paulista terá confrontos nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, atingindo um total de 12 jogos em 15 dias. No calendário ainda consta uma partida pelo NBB contra o Paulistano no dia 6, mas o duelo deve ser remarcado se a equipe avançar no torneio continental.

Fonte: Esporte UOL


0 comentários:

Postar um comentário