terça-feira, 30 de abril de 2013

Papa aceita convite de Peres para visitar Israel


O presidente israelense, Shimon Peres, convidou nesta terça-feira o papa Francisco a visitar Israel, em sua primeira reunião com o novo pontífice, que fez um apelo pela paz no Oriente Médio. O papa aceitou o convite "com boa vontade e alegria", disse um porta-voz do Vaticano, mas não houve indicação de quando uma viagem seria feita.


AP
Papa Francisco (D) recebe Bíblia de Jerusalém como presente do presidente de Israel, Shimon Peres, durante audiência privada no Vaticano
"Espero o senhor em Jerusalém, e não apenas eu, mas todo o país de Israel", disse Peres ao papa na presença de jornalistas, após 30 minutos de conversas particulares no Palácio Apostólico do Vaticano.
Francisco , o ex-cardeal argentino Jorge Bergoglio , fez um apelo pela paz entre israelenses e palestinos em seu discurso de Páscoa no mês passado. Os dois antecessores imediatos de Francisco,Bento 16 e João Paulo 2º, visitaram a Terra Santa, incluindo territórios palestinos, em 2000 e 2009, respectivamente.
Peres pediu a Francisco "para orar por todos nós" e disse ao papa que oraria por ele em uma viagem que fará na quarta-feira à cidade italiana de Assis, onde vai visitar o túmulo de São Francisco, cujo nome Bergoglio adotou ao ser eleito papa.
Francisco vai viajar ao Rio de Janeiro em julho para presidir a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica, um encontro de jovens de todo o mundo. Ele deve visitar a Argentina no início de 2014.
Volta de Bento ao Vaticano
O papa emérito Bento 16 voltará ao Vaticano na quinta-feira para viver sua aposentadoria em um convento restaurado perto de onde seu sucessor agora lidera a Igreja Católica, informou o Vaticano.
Bento está morando na residência papal de verão ao sul de Roma desde 28 de fevereiro, quando se tornou o primeiro papa nos tempos modernos a abdicar . Ele ficou lá enquanto obras eram feitas no convento dentro do Vaticano onde deve viver o restante de seus dias.
A presença de um papa reinante e de um ex-papa é uma situação nova para a Igreja, mas especialistas dizem que ela só causaria dificuldades caso Bento tentasse influenciar as decisões de Francisco, algo que ele prometeu não fazer .
Pouco antes de sua renúncia, Bento 16, de 86 anos e com a saúde debilitada, disse que se "retiraria em oração" e viveria seus dias restantes " escondido do mundo ".
Alguns estudiosos da Igreja temem que, caso Francisco desfaça algumas das políticas de Bento 16 enquanto ele ainda está vivo, o ex-papa poderia tornar-se um foco para conservadores e polarizar a Igreja.
Bento agora veste uma batina branca simples, sem uma capa, enquanto Francisco usa uma batina branca com uma capa curta, o traje tradicional para um papa.
*Com Reuters

0 comentários:

Postar um comentário