quarta-feira, 17 de abril de 2013

EUA prendem suspeito por ataque em Boston, diz mídia americana


A rede de TV CNN e a agência Associated Press (AP), citando fontes de segurança não identificadas, informaram que um homem suspeito pelo ataque de Boston foi preso nesta quarta-feira (17). Essa informação foi negada posteriormente por autoridades americanas , que afirmaram que nenhuma pessoa relacionada às duas explosões de segunda-feira estava sob custódia.


Segundo a AP, a autoridade que falou em condição de anonimato anteriormente continuou a confirmar a prisão, mesmo depois das negativas da polícia de Boston e dos agentes federais.


Previamente à informação sobre a prisão, a mídia americana havia informado que os investigadores acreditavam ter identificado um suspeito  que, em gravações de dois vídeos separados, largava uma sacola na rua antes de sair do local onde houve a explosão das duas bombas.

Uma das gravações foi feita pela câmera de segurança da loja de departamento Lord & Taylor, localizada entre os dois locais onde as explosões aconteceram com uma diferença de pouco mais de dez segundos entre si.

Agências de segurança haviam pedido que o público enviasse fotos, vídeos ou qualquer outra informação que ajudasse a solucionar o ataque que deixou três mortos e quase 180 feridos. Entre os mortos estão um menino de 8 anos , a gerente de um restaurante e uma estudante da China .

As bombas estavam em panelas de pressão  cheias de explosivos, pregos e outros estilhaços letais e tinham objetivo de mutilar as vítimas. Previamente à informação sobre a prisão, os investigadores encontraram a tampa de uma panela de pressão que, aparentemente, foi lançada ao topo de um prédio pela força da explosão. Também foram descobertos fios, uma bateria e o que parece ser uma pequena placa de circuito.

O presidente dos EUA, Barack Obama, caracterizou o ataque em uma das maratonas mais famosas do mundo como um ato de terrorismo. Está previsto que, na quinta-feira, o líder americano participe de um serviço religioso em homenagem às vítimas em Boston.

Entre os 17 feridos considerados em estado crítico estão crianças de 5, 9 e 10 anos. Segundo o chefe de cirurgia de trauma no Centro Médico de Boston, a maioria dos ferimentos tratados em seu hospital aconteceu nas pernas.


"Temos vários ferimentos nas extremidades inferiores", disse o médico Peter Burke. "Os pacientes com ferimentos na cabeça foram lançados contra objetos ou atingidos por fragmentos."

*Com AP


0 comentários:

Postar um comentário