terça-feira, 16 de abril de 2013

Obama sobre Boston: 'Quando bombas são usadas contra civis, é terrorismo'


Um dia depois de ter evitado classificar o ataque perto da linha de chegada da Maratona de Boston como terrorismo, o presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que, "quando bombas são usadas contra civis, é um ato de terror". Segundo o presidente, o FBI (a polícia federal dos EUA) está investigação a explosão "hedionda e covarde" das duas bombas como um " ato de terrorismo ".

AP
O presidente dos EUA, Barack Obama, deixa sala após pronunciamento na Casa Branca sobre ataque em Boston
Em pronunciamento na Casa Branca, o líder americano reiterou, porém, que os investigadores ainda não sabem a motivação para o ataque, que deixou três mortos e 176 feridos, nem se é trabalho de um grupo ou indivíduo. "Não temos ainda noção dos motivos", disse o presidente. "Não sabemos se o ataque foi causado por uma organização internacional ou nacional ou um indivíduo mal-intencionado."
Ao elogiar a mobilização dos americanos comuns e de estudantes de medicina que correram para o local logo após a explosão das duas bombas, Obama afirmou que "os americanos rejeitam ser aterrorizados". "Quer saber como respondemos ao mal? Aí está."
O FBI revelou que está investigando um "número volumoso" de pistas relacionadas às duas fortes explosões. O agente especial Richard Deslauriers, encarregado das investigações, afirmou em uma coletiva que agentes estão interrogando testemunhas e analisando o local das explosões.
Assista ao vídeo feito por corredor durante Maratona de Boston:
Segundo ele, não há conhecimento sobre qualquer ameaça adicional em Boston. "Não há nenhuma ameaça física iminente em qualquer local onde estamos conduzindo a investigação no momento", disse. "Nossa missão é clara, levar à Justiça os responsáveis pelos ataques na maratona. O público americano quer respostas, os cidadãos de Boston e a comunidade do Estado de Massachusetts querem e merecem respostas", disse Delauriers.
O agente do FBI afirmou também que a investigação, apesar de estar ainda nos estágios iniciais, não vai se restringir apenas a Boston ou aos EUA. "Esta será uma investigação mundial. Vamos até o fim do mundo para indentificar a pessoa ou as pessoas responsáveis por esse crime, e vamos fazer de tudo para levá-los à Justiça", afirmou.
Duas bombas apenas
Delauriers não deu mais detalhes sobre o progresso das investigações ou se as autoridades já sabem quem foram os responsáveis pelos ataques na segunda. O governador do Estado de Massachusetts, Deval Patrick, que também participou da coletiva, negou a informação dada na segunda de que outras bombas além das detonadas perto da linha de chegada da maratona foram encontradas no local.
"É importante esclarecer que dois e apenas dois dispositivos explosivos foram encontrados na área (da explosão). Os outros pacotes que foram investigados não eram dispositivos explosivos", afirmou.
O comissário da Polícia de Boston, Ed Davis, informou que, até o momento, ninguém foi preso e que a polícia local, juntamente com o FBI, pede a cooperação da população. "Encaminhem qualquer foto que tenham (feito) naquela área e informem o horário em que foram tiradas. Nos deem as fotos e o máximo de informações para avançarmos com a investigação", pediu o policial.
Médicos que trabalham no tratamento das vítimas revelaram que muitas das vítimas nos ataques tiveram ferimentos graves nas pernas. Em muitos casos, elas tiveram membros amputados. Em outros, os médicos tiveram de retirar dos feridos pedaços de metal semelhantes a pregos.

Se as investigações confirmarem que as explosões em Boston foram um ataque terrorista, será o pior atentado contra os EUA desde o 11 de Setembro de 2001. A segurança foi reforçada em edifícios famosos de Nova York e Washington.
O governador de Massachussetts afirmou que as medidas de segurança também vão aumentar em Boston. "Haverá revistas aleatórias de mochilas e outros pacotes. Também estamos pedindo que todos continuem em um estado de maior vigilância", disse.
*Com AP e BBC

0 comentários:

Postar um comentário